audiovisual

Jovens em medida socioeducativa conhecem estúdio de cinema e TV no Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio levou 30 adolescentes atendidos em CREAS para Vargem Grande

Jovens em medida socioeducativa conhecem estúdio de cinema e TV no Rio
Alunos da oficina de audiovisual visitam cidade cenográfica e aprendem com profissionais Crédito: Divulgação / SMAS

Um grupo de 30 adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social vivenciou uma imersão nos bastidores da indústria do audiovisual no Rio de Janeiro. A ação foi promovida pelo projeto Pontes para o Futuro, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a RioFilme. Os participantes, acompanhados por técnicos da prefeitura, visitaram o complexo cinematográfico da Seriella Productions, localizado em Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade. A produtora, referência na realização de obras bíblicas e épicas, conta com 18 cidades cenográficas e sete estúdios de gravação, servindo como polo criativo para produções veiculadas em todo o país.

A atividade reuniu jovens atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Nelson Carneiro, situado em Ramos, e acolhidos da Unidade de Reinserção Social (URS) Angélica Goulart, no Cachambi. Entre os visitantes estavam participantes da oficina de audiovisual do programa Passo a Passo, voltado a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em liberdade assistida.

O programa, que atende cerca de 700 jovens nos 14 CREAS do município, registrou índice de reinfração de apenas 1% durante a medida e elevação no comparecimento às unidades municipais.

 

Capacitação técnica

A visita guiada apresentou aos jovens as etapas operacionais e as carreiras ligadas ao cinema e à televisão, como iluminação, cenografia, operação de câmera e produção executiva.

Durante o percurso pelos cenários onde são gravadas produções da Rede Record, profissionais do setor detalharam as exigências e oportunidades do mercado de trabalho. Alan Braz, diretor de projetos da Seriella, destacou o valor da integração com os jovens.

"A gente conseguiu mostrar um pouquinho do que faz e dos sonhos que a gente também constrói aqui dentro. O audiovisual ajuda a ampliar a visão dos jovens e a colocar muitos deles no mercado de trabalho. A gente acredita muito nesses jovens, porque amanhã eles podem estar conosco, produzindo séries para o Brasil e o mundo inteiro", ressaltou o profissional.

Para o professor da oficina de audiovisual do Passo a Passo, Tiago de Paula, o contato direto com a estrutura profissional estimula a autoimagem dos alunos.

"É maravilhoso poder trazer os meninos que estão fazendo as oficinas de audiovisual e vê-los encantados, deslumbrados. Eu falo muito para eles nas oficinas que nem todo mundo vai ser diretor, produtor ou cinegrafista. Mas que eles podem ser o que quiserem. A gente plantou hoje aqui uma semente neles de que eles podem, sim, inclusive isso: trabalhar com cinema e com audiovisual", destacou o educador.

 

Perspectiva profissional

O investimento em qualificação e a ponte com a indústria cultural integram a estratégia da prefeitura para criar alternativas econômicas para a juventude.

Leonardo Edde, diretor-presidente da RioFilme, enfatizou o papel inclusivo da cultura pública. "Quando um jovem entra em um estúdio, conhece uma cidade cenográfica e descobre as dezenas de profissões que existem por trás de uma produção, estamos falando de construção de autoestima, pertencimento e perspectiva de futuro. O audiovisual é uma indústria potente, que gera trabalho, renda e oportunidades. O papel da Prefeitura do Rio e da RioFilme é construir pontes. A parceria com a SMAS é um caminho já pavimentado para que esses jovens possam transformar curiosidade em formação, formação em profissão e sonhos em possibilidades reais", completou o gestor.