Sul

Concertos enchem de música igrejas de Curitiba

Camerata fará aproximações gratuitas no mês de setembro

Concertos enchem de música igrejas de Curitiba
A Camerata faz concertos nas igrejas há mais de vinte anos Crédito: Cido Marques/Prefeitura de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba (PR) retoma, nestas quinta (3) e sexta-feiras (4), o programa Concertos nas Igrejas, com apresentações na comunidade luterana do Redentor e na paróquia católica do Santuário São Francisco de Assis.

As apresentações, conduzidas pela regente Mara Campos e sob direção musical de Winston Ramalho, incluem coro e orquestra, são gratuitas e fazem parte de uma iniciativa da prefeitura de Curitiba para democratizar o acesso à música erudita por toda a cidade e aprofundar as relações com a comunidade.

Mais de 20 anos

O programa Concertos nas Igrejas existe há mais de 20 anos e inclui espaços religiosos de diferentes tradições.

Em anos passados, houve concertos em espaços de outras tradições, como o Terreiro de Umbanda Pai Maneco e a Fundação Mokiti Okada, da Igreja Messiânica Mundial.

Os concertos são, também, uma forma de a Camerata manter viva sua própria tradição.

Antes da reforma da Capela Santa Maria, que foi concluída em 2008 e passou a ser a sede oficial do grupo, a maior parte dos concertos ocorria nas igrejas da região central de Curitiba, além de teatros locais.

Além da música sacra

Embora os concertos sejam em espaços religiosos, o repertório não é exclusivamente sacro nem segue qualquer calendário litúrgico.

A exceção é a sessão da noite de 30 outubro, em que coro e orquestra apresentarão o Réquiem de Mozart no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro - uma missa fúnebre, no fim de semana do feriado de Finados, sob a regência de José Soares.

Nas apresentações na Comunidade do Redentor e no Santuário São Francisco de Assis, o programa inclui obras de José Maurício Nunes Garcia, Ernani Aguiar (ambos compositores sacros brasileiros), Antonio Vivaldi e trechos do oratório Messias, de Georg Friedrich Händel, entre outras.

Criada em 1974, a Camerata Antiqua de Curitiba é especializada na pesquisa e divulgação de música antiga e contemporânea.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Camerata é formada por coro e orquestra.