Inscrições das Etecs

Inscrições das Etecs seguem abertas até dia 25

Processo seletivo do Centro Paula Souza oferece cerca de 33 mil vagas gratuitas para cursos técnicos e especializações em todo o Estado de São Paulo

Inscrições das Etecs seguem abertas até dia 25
Processo seletivo é organizado pelo Centro Paula Souza, autarquia vinculada ao Governo de SP Crédito: Divulgação/Governo de SP

As inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do segundo semestre de 2026 seguem abertas até a próxima segunda-feira, dia 25 de maio, às 15 horas. O processo seletivo oferece vagas gratuitas para cursos técnicos e especializações técnicas em diversas áreas profissionais e contempla unidades distribuídas em diferentes regiões do Estado de São Paulo. A prova será aplicada no dia 21 de junho, a partir das 13h30.

O processo seletivo é organizado pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia vinculada ao Governo do Estado de São Paulo e responsável pela administração das Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Nesta edição do Vestibulinho, estão disponíveis aproximadamente 33 mil vagas destinadas a cursos técnicos presenciais, semipresenciais e online. As oportunidades abrangem diferentes áreas do conhecimento e visam ampliar o acesso à formação profissional gratuita e de qualidade.

As vagas estão distribuídas entre as unidades das Etecs e também em classes descentralizadas, instaladas por meio de parcerias com prefeituras municipais e com a Secretaria Estadual da Educação. Parte dos cursos é oferecida em Centros Educacionais Unificados (CEUs) e em salas de escolas estaduais, permitindo a ampliação do atendimento em municípios do interior, da Região Metropolitana e da Capital paulista.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do Vestibulinho das Etecs. Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível na área do candidato e responder ao questionário socioeconômico exigido pelo sistema. A taxa de inscrição é de R$ 50 e deve ser paga até o encerramento do prazo.

O pagamento poderá ser efetuado em agências bancárias, aplicativos de instituições financeiras ou pela ferramenta digital disponibilizada no portal do Vestibulinho, com uso de cartão de crédito. Segundo o Centro Paula Souza, a inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento da taxa.

O órgão orienta os candidatos a consultarem atentamente o Manual do Candidato e a Portaria do Vestibulinho, documentos que apresentam as regras do processo seletivo, o cronograma oficial, a documentação exigida e os critérios para matrícula. As informações fornecidas durante o preenchimento da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, nos casos de menores de 16 anos.

Para garantir o acesso de estudantes que não possuem computador ou internet, as Etecs também disponibilizam equipamentos e conexão gratuita em suas unidades. Os interessados devem entrar em contato diretamente com a escola escolhida para consultar os dias e horários disponíveis para atendimento.

No total, o processo seletivo oferece 31.717 vagas para cursos técnicos nas modalidades presencial, semipresencial e Ensino a Distância (EaD). Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve ter concluído ou estar cursando, no mínimo, a segunda série do Ensino Médio ou equivalente. A comprovação da escolaridade será exigida no ato da matrícula.

Já para os cursos de especialização técnica, foram disponibilizadas 1.200 vagas, sendo 660 destinadas ao formato presencial e outras 540 para aulas online. Nessa modalidade, além da conclusão do Ensino Médio, o candidato deve ter concluído integralmente o curso técnico relacionado à especialização escolhida, conforme a relação divulgada pelo Centro Paula Souza.

O Vestibulinho das Etecs também mantém o Sistema de Pontuação Acrescida. Estudantes afrodescendentes recebem bônus de 3% sobre a nota final obtida no exame. Já os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental na rede pública têm acréscimo de 10%. Quem se enquadra nas duas condições pode receber aumento total de 13% na pontuação final.

O Centro Paula Souza alerta que os candidatos devem verificar previamente se atendem aos critérios estabelecidos para obtenção da pontuação adicional. Caso as informações declaradas não sejam comprovadas no momento da matrícula, o estudante poderá perder o direito à vaga conquistada no processo seletivo.

Criadas com o objetivo de ampliar a formação profissional e tecnológica no Estado, as Etecs oferecem cursos em áreas como administração, informática, enfermagem, logística, edificações, recursos humanos, marketing, desenvolvimento de sistemas e segurança do trabalho. A proposta é preparar os estudantes para o mercado de trabalho e também contribuir para a continuidade dos estudos em nível superior.

O resultado oficial do Vestibulinho e as demais etapas do cronograma poderão ser acompanhados pelos candidatos diretamente no portal oficial do processo seletivo.