Região de Campinas

Americana inicia revitalização do orquidário e Jardim Botânico

Intervenções serão realizadas por uma empresa como compensação ambiental

Americana inicia revitalização do orquidário e Jardim Botânico
Americana, inicia revitalizações no Jardim Botânico Municipal Crédito: Prefeitura de Americana

Americana começou o trabalho de revitalização da fachada do orquidário e do Jardim Botânico Municipal "Prefeito Carroll Meneghel", um dos locais mais queridos e visitados da cidade. O projeto engloba a renovação da pintura das estruturas metálicas dos dois ambientes e a substituição da cobertura do orquidário. As intervenções ocorrerrão mediante compensação ambiental por parte da CAPREM Construtora.

Durante o andamento das atividades, a entrada no Jd. Botânico poderá ser alterada temporariamente, de acordo com a necessidade e as condições de segurança no local. Desta forma, os visitantes serão orientados por sinalização sobre o acesso disponível.

O Jardim Botânico foi eleito por voto popular, em agosto deste ano, como uma das Sete Maravilhas do município.

O resultado da votação foi anunciado durante a comemoração de aniversário dos 151 anos da cidade, em uma solenidade realizada na área externa do Paço Municipal. O concurso registrou 1.057 votos e 50 lugares foram apontados pelos participantes.

Com uma área na qual o fluxo de pessoas é alto e intenso, sobretudo de praticantes de atividades físicas, o equipamento ambiental conta com 100 mil metros quadrados e concentra cerca de 7 mil mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas. No espaço, está localizada também a nascente do Córrego do Parque, a qual se estende pela Avenida Brasil.

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, Carlos Zappia, o trabalho de revitalização é fundamental. "As intervenções serão importantes para preservar a estética e a segurança na região da entrada do Jardim Botânico, considerado uma das 7 Maravilhas de Americana. O orquidário é um espaço voltado, sobretudo, à educação ambiental e ao turismo. A revitalizá certamente incentivará a sua visitação", comentou.

"Estamos empenhados em deixar o local ainda mais bonito e com suas estruturas preservadas para o seu aniversário, que já se aproxima", Complementa a secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales.

Endereço:

O Jardim Botânico fica na Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Pq. Residencial Nardini, e funciona diariamente, das 6h às 21h, com entrada gratuita.