Correio da Manhã
Região de Campinas

MP‑SP investiga convênios da Santa Casa de Itatiba

Procedimentos apuram contratos e aplicação de verbas públicas

MP‑SP investiga convênios
da Santa Casa de Itatiba
Também são apuradas irregularidades na aplicação de recursos públicos Crédito: Google Street View

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) instaurou procedimentos para apurar convênios mantidos pela Santa Casa de Itatiba. A informação foi confirmada na quarta-feira (24). Também está em andamento um inquérito civil que apura possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos.

As investigações ocorrem em meio ao caso envolvendo um contrato firmado entre a instituição e a Prefeitura de Palmas (TO) para a gestão das Unidades de Pronto Atendimento. O acordo previa repasses mensais de R$ 11,5 milhões, somando mais de R$ 139 milhões por ano. Segundo as informações, o contrato foi celebrado sem licitação e posteriormente suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Segundo o MP, a notícia de fato tem como objetivo verificar outros convênios da Santa Casa que possuam características semelhantes ao contrato firmado em Palmas. Já o inquérito civil investiga possíveis irregularidades na utilização de verbas públicas e supostas medidas que teriam dificultado a fiscalização por parte da Câmara Municipal de Itatiba.

O MP informou que as apurações consideram o recebimento de subvenções públicas pela entidade, o que pode resultar em responsabilidades administrativas e criminais. O órgão, no entanto, não divulgou detalhes sobre o andamento dos procedimentos.

Apontamentos

De acordo com as informações divulgadas, documentos compartilhados pelo MP com autoridades de Tocantins apontam que cerca de 60% dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) teriam sido utilizados para finalidades alheias aos convênios firmados. As investigações também indicam a utilização de contas bancárias mistas, sem separação entre recursos públicos e privados, situação que, segundo os investigadores, poderia facilitar desvios.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba afirmou que respeita a atuação do Ministério Público e dos órgãos de controle e que permanece à disposição para prestar esclarecimentos. A instituição declarou ainda que seguirá colaborando com as autoridades, mantendo o compromisso com a transparência e a continuidade do atendimento à população.

Apesar das investigações, a gestão das UPAs de Palmas continua sob responsabilidade da entidade.