Correio da Manhã
CORREIO grande campinas

CORREIO grande campinas | Parlamento da RMC realiza sua quarta reunião do ano

CORREIO grande campinas | Parlamento da RMC realiza sua quarta reunião do ano
Bloco reúne vereadores de 20 Câmaras municipais Crédito: Divulgação/Câmara de Campinas

O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas realiza nesta sexta-feira (26), às 10h, na Câmara de Valinhos, sua quarta reunião do ano. Presidido por Luiz Rossini, o encontro tem a presença do deputado federal Guilherme Derrite. O bloco, criado em 2017, reúne vereadores de 20 Câmaras municipais, abrangendo uma população de 3 milhões de habitantes com reuniões mensais itinerantes. Segundo as informações, além de tratar sobre segurança pública, o evento aborda demandas regionais nas áreas de saúde, mobilidade urbana e educação. Durante a sessão, os parlamentares avaliam moções e requerimentos com reivindicações que serão direcionados diretamente ao governo do Estado de São Paulo.

 

Obra de restauro avança em imóvel de Valinhos

Obra de restauro avança em imóvel de Valinhos
Imóvel recebeu R$ 2 milhões de investimentos Crédito: Divulgação/Prefeitura de Valinhos

As obras de restauro da casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos, avançam com a recuperação e o tratamento do madeiramento do telhado. Mais de 70% das telhas originais serão preservadas. Apesar do atraso pelas chuvas atípicas, a equipe foi ampliada. O imóvel modernista de 1982 recebeu R$ 2 milhões via ProAC e PNAB. Após as intervenções, o espaço será aberto para receber atividades culturais.

Câmeras de segurança

Vereadores de Sumaré aprovaram por unanimidade o PL nº 161/2026, que obriga escolas conveniadas ao Proeb a instalar câmeras de segurança. O texto, assinado por todos os parlamentares, segue para sanção do prefeito. O objetivo é proteger alunos e funcionários e ajudar na apuração de denúncias no ambiente escolar.

Câmeras de segurança II

As câmeras devem cobrir a maior parte da escola, exceto locais que afetem a privacidade. As imagens serão guardadas por 90 dias, com acesso restrito a autoridades e responsáveis. As instituições têm 180 dias para se adaptar e deverão fixar avisos visíveis sobre o monitoramento nas dependências.

Caps IJ terá sede própria

Hortolândia emitiu a ordem de serviço para construir a sede própria do Caps IJ, na avenida Santana. A obra receberá investimento de R$ 4,6 milhões e deve ser concluída em um ano e meio. A prefeitura também planeja construir outros dois Caps (Vida e A/D) para reforçar a rede de atenção psicossocial local.

Lei anti‑ruído

Em Valinhos, foi aprovado por unanimidade o projeto de Gabriel Bueno e Simone Bellini que proíbe ruídos por escapamentos modificados de motos. A lei prevê multa, apreensão do veículo e punições severas perto de hospitais. Empresas de entrega deverão fixar avisos sobre limites de som. O texto segue para sanção do prefeito Franklin.

Mutirão de vacina

Americana realiza neste sábado (27), das 8h às 16h, uma mobilização para vacinação contra a gripe em sete UBSs e na entrada do Supermercado São Vicente, no São Vito. A ação é aberta para pessoas a partir de 6 meses e também permitirá a atualização de vacinas em atraso.

Ruas interditadas

Indaiatuba informou que as ruas Chile e Guianas, no Jardim América, serão interditadas das 15h às 23h59 desta sexta-feira (26) e sábado (27) para evento da ACENBI. Segundo as informações, o trânsito será sinalizado, e motoristas devem utilizar rotas alternativas e consultar Waze e Google Maps.

Monitoramento do transporte público

Indaiatuba iniciou a operação do sistema de monitoramento por câmeras nos 74 ônibus do transporte coletivo municipal. Integrado ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil, o serviço funciona 24 horas por dia e permite acompanhar ocorrências em tempo real. A medida reforça a segurança dos passageiros e complementa ações como o programa Parada Segura.

Governo de SP avalia terceira faixa em rodovia

O governador Tarcísio de Freitas informou que o Governo de São Paulo avalia a implantação de uma terceira faixa na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), sem previsão de pedágio. A proposta faz parte de estudos para melhorar o tráfego e a segurança viária. Segundo as informações, o Estado também planeja recuperar trechos da rodovia em Americana e Santa Bárbara d'Oeste e finaliza obras de novos dispositivos em Piracicaba, com entrega prevista para breve.