CORREIO grande campinas | Parlamento da RMC realiza sua quarta reunião do ano
26 de junho de 202600:03Redação
Bloco reúne vereadores de 20 Câmaras municipaisCrédito: Divulgação/Câmara de Campinas
O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas realiza nesta sexta-feira (26), às 10h, na Câmara de Valinhos, sua quarta reunião do ano. Presidido por Luiz Rossini, o encontro tem a presença do deputado federal Guilherme Derrite. O bloco, criado em 2017, reúne vereadores de 20 Câmaras municipais, abrangendo uma população de 3 milhões de habitantes com reuniões mensais itinerantes. Segundo as informações, além de tratar sobre segurança pública, o evento aborda demandas regionais nas áreas de saúde, mobilidade urbana e educação. Durante a sessão, os parlamentares avaliam moções e requerimentos com reivindicações que serão direcionados diretamente ao governo do Estado de São Paulo.
Obra de restauro avança em imóvel de Valinhos
Imóvel recebeu R$ 2 milhões de investimentosCrédito: Divulgação/Prefeitura de Valinhos
As obras de restauro da casa de Flávio de Carvalho, em Valinhos, avançam com a recuperação e o tratamento do madeiramento do telhado. Mais de 70% das telhas originais serão preservadas. Apesar do atraso pelas chuvas atípicas, a equipe foi ampliada. O imóvel modernista de 1982 recebeu R$ 2 milhões via ProAC e PNAB. Após as intervenções, o espaço será aberto para receber atividades culturais.
Câmeras de segurança
Vereadores de Sumaré aprovaram por unanimidade o PL nº 161/2026, que obriga escolas conveniadas ao Proeb a instalar câmeras de segurança. O texto, assinado por todos os parlamentares, segue para sanção do prefeito. O objetivo é proteger alunos e funcionários e ajudar na apuração de denúncias no ambiente escolar.
Câmeras de segurança II
As câmeras devem cobrir a maior parte da escola, exceto locais que afetem a privacidade. As imagens serão guardadas por 90 dias, com acesso restrito a autoridades e responsáveis. As instituições têm 180 dias para se adaptar e deverão fixar avisos visíveis sobre o monitoramento nas dependências.
Caps IJ terá sede própria
Hortolândia emitiu a ordem de serviço para construir a sede própria do Caps IJ, na avenida Santana. A obra receberá investimento de R$ 4,6 milhões e deve ser concluída em um ano e meio. A prefeitura também planeja construir outros dois Caps (Vida e A/D) para reforçar a rede de atenção psicossocial local.
Lei anti‑ruído
Em Valinhos, foi aprovado por unanimidade o projeto de Gabriel Bueno e Simone Bellini que proíbe ruídos por escapamentos modificados de motos. A lei prevê multa, apreensão do veículo e punições severas perto de hospitais. Empresas de entrega deverão fixar avisos sobre limites de som. O texto segue para sanção do prefeito Franklin.
Mutirão de vacina
Americana realiza neste sábado (27), das 8h às 16h, uma mobilização para vacinação contra a gripe em sete UBSs e na entrada do Supermercado São Vicente, no São Vito. A ação é aberta para pessoas a partir de 6 meses e também permitirá a atualização de vacinas em atraso.
Ruas interditadas
Indaiatuba informou que as ruas Chile e Guianas, no Jardim América, serão interditadas das 15h às 23h59 desta sexta-feira (26) e sábado (27) para evento da ACENBI. Segundo as informações, o trânsito será sinalizado, e motoristas devem utilizar rotas alternativas e consultar Waze e Google Maps.
Monitoramento do transporte público
Indaiatuba iniciou a operação do sistema de monitoramento por câmeras nos 74 ônibus do transporte coletivo municipal. Integrado ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil, o serviço funciona 24 horas por dia e permite acompanhar ocorrências em tempo real. A medida reforça a segurança dos passageiros e complementa ações como o programa Parada Segura.
Governo de SP avalia terceira faixa em rodovia
O governador Tarcísio de Freitas informou que o Governo de São Paulo avalia a implantação de uma terceira faixa na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), sem previsão de pedágio. A proposta faz parte de estudos para melhorar o tráfego e a segurança viária. Segundo as informações, o Estado também planeja recuperar trechos da rodovia em Americana e Santa Bárbara d'Oeste e finaliza obras de novos dispositivos em Piracicaba, com entrega prevista para breve.
Receba as principais notícias do dia
Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo.
Ao se inscrever, você concorda em receber nossa curadoria editorial por e-mail e aceita a nossa
Política de Privacidade.