Correio da Manhã
CORREIO DAS REGIÕES

Para onde iriam os R$ 123,5 milhões, em Piracicaba?

Para onde iriam os R$ 123,5 milhões, em Piracicaba?
Luciano Almeida foi prefeito entre os anos de 2021 e 2024 Crédito: Reprodução Redes Sociais

A condenação do ex-prefeito de Piracicaba Luciano Almeida por irregularidades em uma licitação de R$ 123,5 milhões para recapeamento asfáltico em Piracicaba reacendeu uma pergunta importante: para onde iria todo esse dinheiro? O contrato previa obras de recuperação viária em diversos pontos da cidade e foi alvo de ação do Ministério Público por suposto favorecimento durante o processo licitatório. Segundo a Justiça, a empresa que apresentou a proposta mais barata teria sido desclassificada de forma irregular, enquanto outra concorrente acabou vencedora com valor R$ 11,7 milhões maior. A decisão é de primeira instância e cabe recurso, mas o caso volta a colocar em debate a gestão de contratos milionários e a fiscalização do uso dos recursos públicos.

Armazenamento de vacinas da gripe

Piracicaba aprovou requerimento da vereadora Rai de Almeida que pede esclarecimentos à Secretaria de Saúde sobre possíveis problemas nos equipamentos de refrigeração para armazenar vacinas. Relatos apontam restrições na aplicação de doses em algumas unidades. O documento questiona quantos equipamentos estão em manutenção, quais unidades foram afetadas, impactos na vacinação e risco de perda de imunizantes.

Reconstrução do Mercadão Municipal

A Câmara de Piracicaba aprovou pedido de urgência para projeto que autoriza o repasse de R$ 1 milhão à Associação Comércio Varejista Mercado Municipal. O recurso será destinado à continuidade das obras de reconstrução do Mercado Municipal, atingido por um incêndio. Segundo a Prefeitura, a primeira etapa já foi concluída com recursos do seguro, ao custo de R$ 2,4 milhões.