Uma estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conquistou o Prêmio Comunicação e Transformação Social, na categoria Pesquisa Graduação, durante o Intercom Nordeste 2026. O reconhecimento foi concedido ao estudo "Ruas que Rimam: Escuta Conexa, Oralitura e Territorialidade na Batalha PST em Maceió-AL", apresentado no congresso realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Agreste, em Caruaru.
A pesquisa analisa as batalhas de rima como espaços de produção cultural, convivência e expressão de jovens da periferia de Maceió. O trabalho aborda temas como rap, cultura, raça, territorialidade e oralidade, tendo como foco a Batalha PST, realizada na praça Getúlio Vargas, no bairro da Ponta Grossa. A investigação foi orientada pelo professor Victor Pires e desenvolvida durante a graduação.
Além da premiação, o grupo de pesquisa coordenado pelo docente levou 10 trabalhos ao evento, com participação de estudantes da graduação e da pós-graduação da Ufal. A universidade destacou que a presença no congresso amplia a divulgação da produção científica da instituição e fortalece a formação acadêmica dos participantes.
Segundo a Ufal, a trajetória da estudante também foi construída com a participação em grupo de pesquisa e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. A universidade informou ainda que a criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação amplia as possibilidades para continuidade das pesquisas desenvolvidas na graduação. O congresso promovido pela Intercom é considerado um dos principais espaços de divulgação da produção acadêmica na área da Comunicação no país. A etapa Nordeste reúne instituições de ensino superior da região para apresentação de pesquisas, relatos de experiência e projetos de extensão. Durante a programação, estudantes e docentes participam de mesas de debate, grupos de trabalho e atividades voltadas ao intercâmbio de conhecimentos. Para a Ufal, a participação no evento contribui para ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas na universidade e estimular a continuidade da produção científica entre estudantes de graduação e pós-graduação, fortalecendo a integração com outras instituições.
Menu