Cultura DF

Sandra Pêra canta em homenagem a Gonzaguinha

Artista revisita a obra do compositor em espetáculo dirigido pela filha Amora Pêra

Sandra Pêra canta em homenagem a Gonzaguinha

Reynaldo Rodrigues

Especial para o Correio da Manhã

Acantora e atriz Sandra Pêra chega a Brasília nesta semana para revisitar a obra de Gonzaguinha em um show que mistura memória, música e histórias compartilhadas. No dia 25 de setembro, às 20h, ela apresenta no Teatro da Caixa Cultural Brasília o espetáculo "Eu apenas queria que você soubesse - Sandra Pêra canta Gonzaguinha". A apresentação reúne 17 canções do compositor e marca os 35 anos de sua morte.

Mais do que uma homenagem, o espetáculo parte da relação pessoal e artística entre Sandra e Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (1945-1991). Os dois viveram juntos e tiveram uma filha, Amora Pêra, responsável pela direção do show. O repertório percorre diferentes momentos da produção de Gonzaguinha, passando por canções de amor, questões do cotidiano, conflitos pessoais e críticas sociais.

A seleção inclui músicas como "Com a Perna no Mundo", "Recado", "Caminhos do Coração", "O Que É, O Que É?", "De Volta ao Começo" e "Eu Apenas Queria Que Você Soubesse", que também batiza o espetáculo e o álbum lançado por Sandra em 2025 pela gravadora Biscoito Fino. A cantora também interpreta "A Felicidade Bate à sua Porta", sucesso gravado pelas Frenéticas, grupo do qual fez parte.

O repertório ainda passa por "Grito de Alerta", "Morro de Saudades", "Ponto de Interrogação", "Ser, Fazer e Acontecer", "Maravida" e "Borboleta Prateada". A proposta é apresentar as músicas a partir da experiência de Sandra, que combina a interpretação musical com a presença de atriz.

Gonzaguinha morreu em 29 de abril de 1991, aos 45 anos, e deixou uma obra marcada por letras que transitam entre a crítica social e o universo afetivo. Durante a ditadura militar, o compositor teve músicas censuradas e se tornou conhecido também pelas canções que abordavam desigualdade, política, relações humanas e a busca por uma vida mais feliz.

No palco, Sandra será acompanhada por João Bittencourt, no piano e na sanfona; Rodrigo Lima, no violão e na guitarra; Pedro Moraez, no baixo; e Lourenço Vasconcellos, na bateria. A direção musical é de Amora Pêra e Paula Leal. Os arranjos mantêm as melodias das composições originais, mas incorporam elementos da música instrumental contemporânea.

O espetáculo também terá recursos de acessibilidade, com audiodescrição por meio de notas introdutórias gravadas, interpretação em Libras, acolhimento para pessoas neurodivergentes e lugares reservados para pessoas com deficiência.

SERVIÇOS

Sandra Pêra em Gonzaguinha

Data: 25 de setembro de 2026

Ingressos: R$ 15 e R$ 30

Caixa Cultural Brasília - Setor Bancário Sul