Correio da Manhã
Brasil

PF faz operação contra grupo suspeito de tráfico internacional de drogas

Operação Sudário cumpre mandados no Rio Grande do Sul após apreensões de maconha em cargas vindas da Argentina

PF faz operação contra grupo suspeito de tráfico internacional de drogas
Ao todo, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul Crédito: Arquivo/PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (29), a Operação Sudário para desarticular uma organização criminosa investigada por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A ação é resultado de uma investigação iniciada após apreensões de maconha em cargas transportadas por caminhões com origem na Argentina.

Ao todo, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Federal, o principal alvo da operação é o homem apontado como líder do grupo criminoso.

As investigações começaram em janeiro de 2026, quando uma carreta foi abordada em Campo Mourão, no Paraná. Durante a fiscalização, policiais localizaram 1,4 tonelada de maconha escondida em meio a uma carga de lençóis. O motorista foi preso em flagrante.

No decorrer das apurações, uma segunda ocorrência reforçou as suspeitas sobre a atuação da organização. Em Guarapuava, também no Paraná, outra carreta foi interceptada transportando cerca de 2,5 toneladas de maconha, o que resultou na prisão em flagrante de mais um motorista.

Além do cumprimento dos mandados, a Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados. De acordo com a Polícia Federal, a medida busca descapitalizar a organização criminosa e garantir eventual ressarcimento pelos prejuízos decorrentes das atividades ilícitas.

As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema e esclarecer toda a estrutura utilizada pelo grupo para o transporte da droga entre a Argentina e o Brasil.