Norte-Noroeste

Campos perto de ganhar mais uma Vila Olímpica

Campos perto de ganhar mais uma Vila Olímpica
Obras estão na fase final de manutenção e acabamento Crédito: Divulgação

As obras da Vila Olímpica de Goitacazes estão em fase final de execução e a entrega do equipamento está prevista para ocorrer até o fim deste ano, dentro do prazo estabelecido em contrato. A unidade será integrada às ações da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e reforçará a oferta de atividades esportivas, educacionais, culturais e de lazer para estudantes da rede municipal de ensino, com foco na expansão da Educação em Tempo Integral.

O novo espaço contará com ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, área para hidroginástica e fisioterapia, pista de aquecimento, parque infantil, quiosque de leitura, espaço de convivência, vestiários, banheiro adaptado para pessoas com deficiência, guarita, casa de bombas, jardim e espaço multiuso.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, a nova estrutura ampliará as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

"A Vila Olímpica de Goitacazes representa mais uma oportunidade de oferecer aos nossos alunos um espaço qualificado para atividades que contribuem para a aprendizagem, a convivência e o desenvolvimento integral. A estrutura também irá fortalecer as ações da Educação em Tempo Integral, criando novas possibilidades para que os estudantes tenham acesso ao esporte, ao lazer e a diferentes experiências educativas", destacou.

O empreendimento ocupa um terreno de 5.456 metros quadrados. Segundo o diretor de Obras da Seduct, Francisco Eduardo Junior, a área construída soma 2.273,84 metros quadrados, enquanto 1.050 metros quadrados são destinados à pavimentação com blocos intertravados e outros 1.510,40 metros quadrados serão ocupados por áreas verdes. Atualmente, a obra passa pelos últimos serviços de acabamento.

"Neste momento, estão sendo realizados os últimos serviços e ajustes necessários para a conclusão da obra, visando proporcionar um ambiente adequado, seguro e funcional para a realização de atividades educacionais e de integração", afirmou Francisco.

Para o diretor de Esportes da Seduct, Leonardo Mantena, a nova unidade atenderá uma região que possui demanda crescente por equipamentos públicos voltados à prática esportiva e à convivência social.

"Contar com mais uma Vila Olímpica é garantir qualidade de vida e inclusão social para um número ainda maior de pessoas", disse.

Segundo ele, além de beneficiar a população em geral, o espaço terá papel estratégico na ampliação das atividades da Educação em Tempo Integral.

"Essa nova Vila Olímpica irá atender uma parcela muito grande da população. Para a Secretaria de Educação, representa mais um importante espaço que poderá ser utilizado nas ações da Educação em Tempo Integral", acrescentou.

Além da prática esportiva, as Vilas Olímpicas do município também são utilizadas em ações de inclusão social. Desde março de 2026, por exemplo, jovens atendidos pela Residência Inclusiva, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, participam de aulas de hidroginástica e pilates na Vila Olímpica Bruno Rangel, com possibilidade de acesso a outras modalidades esportivas.

Atualmente, Campos dos Goytacazes conta com dez Vilas Olímpicas. Sete unidades estão em funcionamento — localizadas nos bairros Parque Guarus, Jardim Carioca, Parque Santa Clara, Alphaville, Travessão, Parque Esplanada e Jockey II — enquanto outras três seguem em construção, nos distritos de Eldorado, Ururaí e Goitacazes. Os equipamentos públicos são destinados à promoção do esporte, do lazer, da convivência comunitária e da inclusão social, atendendo pessoas de diferentes faixas etárias.