Norte-Noroeste

Conexão Universitária de Saquarema prova que diploma não é algo impossível

Com ajuda do programa, Dona Célia, de 75 anos, se forma em Serviço Social e prova que estudo não tem idade

Conexão Universitária de Saquarema prova que diploma não é algo impossível
Dona Célia, emocionada, recebendo o diploma e sendo bastante reverenciada pelos professores Crédito: Prefeitura de Saquarema

Aos 75 anos, Célia Luísa dos Reis Mesquita viveu um dos momentos mais marcantes de sua trajetória ao receber o diploma de Serviço Social durante a cerimônia de formatura da primeira turma do programa Conexão Universitária (COUNI), realizada nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Eventos de Saquarema. A conquista foi celebrada por colegas de turma, que a homenagearam com um coro de "Dona Célia" no momento em que ela subiu ao palco para receber o certificado.

A emoção da cerimônia refletiu a trajetória de superação da estudante, que se tornou uma das personagens mais emblemáticas entre os cerca de 400 formandos do primeiro edital do programa municipal de bolsas de ensino superior.

Nos dias que antecederam a colação de grau, Dona Célia preparou cada detalhe para a ocasião. Escolheu um vestido vindo de Minas Gerais, dedicou a véspera ao preparo do cabelo e chegou ao evento sem imaginar que seria uma das protagonistas da noite. Ao percorrer o Centro de Eventos, recebeu cumprimentos e demonstrações de carinho de estudantes, professores e convidados.

Durante a solenidade, a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, destacou a história da formanda ao discursar para os novos profissionais. Segundo a prefeita, a trajetória de Dona Célia simboliza que a idade não representa um limite para a realização dos sonhos e serve de inspiração para todos aqueles que desejam investir na educação.

Natural do bairro do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, Célia acumulou diferentes experiências profissionais ao longo da vida. Trabalhou como costureira, assistente administrativa, voluntária em uma escola para ajudar a custear os estudos do filho e também como gari em Saquarema. Foi nesse período que conciliava o trabalho com os estudos, dedicando as noites à sala de aula depois da jornada de trabalho. No município, onde se estabeleceu no fim da década de 1980, conquistou a casa própria e, décadas depois, realizou o sonho da graduação.

Para Dona Célia, o Conexão Universitária foi decisivo para tornar possível a formação acadêmica.

"O COUNI foi fundamental. Aprendi coisas que nunca imaginei aprender. Estou muito feliz e emocionada. Essa conquista representa muito para mim e para todos os formandos", afirmou.

Além de Serviço Social, a primeira turma do programa formou profissionais nas áreas de Engenharia de Software, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Nutrição, Educação Física e Pedagogia.

Mesmo após concluir a graduação, Dona Célia já planeja novos desafios. O próximo objetivo é ingressar em um curso de mestrado. Ao ser questionada sobre que conselho daria a quem deseja disputar uma bolsa pelo programa, ela resume sua experiência em poucas palavras: "Não é pensar, é fazer."

Criado pela Prefeitura de Saquarema em 2022, o Conexão Universitária oferece bolsas de estudo, transporte gratuito até as instituições de ensino superior e auxílio financeiro aos estudantes beneficiados. Desde a implantação da iniciativa, cerca de 12 mil moradores já foram atendidos pelo programa, ampliando o acesso ao ensino superior no município.