Jair Bolsonaro

Após eleições, Moraes atende pedido de Bolsonaro e autoriza entrada de médico e enfermeira

Ministro do STF autorizou atendimento ao ex-presidente nesta segunda-feira (26/10), um dia após o segundo turno das eleições presidenciais

Após eleições, Moraes atende pedido de Bolsonaro e autoriza entrada de médico e enfermeira
Jair Bolsonaro foi condenado por tentativa de golpe de Estado Crédito: Ton Molina/STF

O ministro Alexandre de Moraes (STF) autorizou nesta segunda-feira (26/10) a entrada de um médico e uma enfermeira na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar. A decisão atende a um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente no mesmo dia, após o segundo turno das eleições presidenciais.

Os profissionais autorizados são o médico Leandro Ribeiro Vaz, registrado no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), e a enfermeira Renata Cardoso da Silva.

Na decisão, Moraes determinou que os dois profissionais observem as medidas de segurança e as determinações judiciais anteriormente estabelecidas para o cumprimento da pena de Bolsonaro.

O ministro também ordenou a comunicação imediata à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e ao Núcleo de Custódia da Polícia Militar para a adoção das providências necessárias.

O pedido da defesa não apresenta informações sobre eventual agravamento do estado de saúde do ex-presidente. A solicitação se limita ao cadastramento e à autorização de ingresso dos profissionais para a prestação de atendimento médico e de enfermagem.

Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão, sendo 24 anos e nove meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção.

A decisão desta segunda-feira não altera as condições da prisão domiciliar do ex-presidente e tampouco informa quando ocorrerá o atendimento médico.