Barra do Piraí vem alcançando resultados importantes na Atenção Primária à Saúde. Segundo dados do e-SUS Join, o município conquistou o 3º lugar no Estado do Rio de Janeiro no componente de qualidade da Atenção Primária, considerando os resultados dos indicadores avaliados.
O resultado é fruto do trabalho integrado desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as equipes que atuam diretamente nos territórios, e da parceria firmada com a Fundação Educacional André Arcoverde (FAA), fortalecendo as ações de acompanhamento, planejamento e qualificação dos serviços oferecidos à população.
O componente de qualidade considera indicadores relacionados ao cuidado e aos resultados da Atenção Primária à Saúde. Entre os eixos avaliados estão o acesso à APS, o cuidado da gestante e da puérpera, da criança, da pessoa com diabetes, hipertensão e da pessoa idosa, além da prevenção do câncer, da Saúde Bucal e da atuação das equipes multiprofissionais.
Segundo a coordenadora do convênio de Barra do Piraí com a FAA, Vanessa Reis, o resultado representa o trabalho realizado diariamente pelas equipes, com planejamento, acompanhamento dos indicadores, compromisso com os territórios e, principalmente, cuidado com a população.
"Esse resultado representa exatamente aquilo que nossas equipes fazem todos os dias: trabalho, planejamento, acompanhamento dos indicadores, compromisso com o território e, principalmente, cuidado com as pessoas. Não é apenas uma posição em um resultado, mas o reconhecimento de um trabalho coletivo que vem sendo construído diariamente por profissionais que acreditam na força da Atenção Primária e na capacidade de transformar a realidade do nosso município", declarou Vanessa.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida, destacou que o resultado demonstra os avanços que vêm sendo alcançados pelo município na área da saúde.
"Temos muito a avançar e muitos desafios pela frente, mas temos também a alegria de contar com uma rede integrada de profissionais e instituições que trabalham diariamente para melhorar o atendimento à nossa população", afirmou.
Menu