A Prefeitura de Barra do Piraí informou que o projeto de Equoterapia Inclusiva começou a atender famílias do município nesta semana, com as 40 vagas da primeira fase já preenchidas. O lançamento oficial ocorreu na segunda-feira (13), no Parque de Exposições, com a presença da prefeita Katia Miki.
O primeiro dia do Vitor Hugo na aula de equoterapia inclusiva vai ficar pra sempre na memória da Viviane Guerra, mãe atípica que há tempos esperava que o filho pudesse fazer essa terapia. Foi na segunda-feira (20) que o sonho dela virou realidade. "Essas aulas vão valer muito a pena, porque o meu filho, além do TEA, tem muita dificuldade motora. Tenho certeza de que a equoterapia vai ser de grande valia para a marcha, para a socialização, para o convívio dele, para a questão de rotina."
A proposta da equoterapia é usar o cavalo como instrumento terapêutico, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social dos praticantes, com ganhos esperados em coordenação motora, equilíbrio, autoestima e interação social. O espaço para as atividades foi cedido pela Associação Rural Sul Fluminense, presidida por Marcelo Carraca, e a coordenação técnica é da Qualivida, sob responsabilidade de Pedro Montenegro.
A responsável pelo trabalho com as crianças, Ana Julia, acompanha de perto essa primeira etapa de adaptação. "Estamos fazendo essa introdução delas com o cavalo, apresentando o cavalo para as crianças, e já temos a perspectiva de conseguir cada vez mais vagas, de abrir mais espaço para receber mais crianças e conseguir atender ainda mais a nossa população com esse trabalho que é muito legal com os cavalos", relatou.
A prefeita Katia Miki destacou que o projeto trará resultados concretos para as famílias atendidas. "Cada criança que sobe num cavalo pela primeira vez e sorri é a razão de todo esse esforço. Essa iniciativa é foi criada para dar oportunidade e cuidado a quem mais precisa."
Como a procura superou o número de vagas da primeira etapa, a Prefeitura orienta que os responsáveis interessados procurem o Parque de Exposições, às segundas e quartas-feiras, pela manhã ou à tarde, para se cadastrarem na lista de espera de futuras turmas.
Menu