Polícia

Operação da PF mira tráfico internacional de peças para fuzis

Operação da PF mira tráfico internacional de peças para fuzis
Encomendas suspeitas dos Estados Unidos deram origem à investigação Crédito: Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão durante uma operação contra a importação ilegal de peças e acessórios de armas de fogo dos Estados Unidos. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A Operação Órion II foi deflagrada na quinta-feira (27), a partir de uma investigação que teve apoio dos Correios. O caso começou após a identificação de encomendas internacionais suspeitas, enviadas dos Estados Unidos, que continham peças e acessórios para fuzis destinados ao Brasil. A prisão de um dos envolvidos permitiu o aprofundamento das apurações.

Na primeira fase, realizada em 2025, a PF desativou um laboratório clandestino usado para fabricar e montar componentes de armamentos com impressoras 3D. Na ocasião, materiais bélicos e dispositivos eletrônicos foram apreendidos.

Os investigados poderão responder por tráfico internacional de arma de fogo, acessório ou munição, além de outros crimes que possam ser identificados nas investigações.