Costa Verde

Caminhada abre a Semana da Luta Antimanicomial 2026

Participantes percorreram as ruas do Centro de Angra dos Reis

Caminhada abre a Semana da Luta Antimanicomial 2026

A tradicional caminhada pelas principais ruas do Centro de Angra marcou, nesta segunda-feira, 18 de maio, a abertura da Semana da Luta Antimanicomial 2026. Com saída da Praça General Osório, a atividade levou à população uma mensagem de conscientização sobre saúde mental, inclusão social, direitos humanos e cuidado em liberdade.

Neste ano, o tema da semana é "Ocupação do território, pelo direito à cidade e ao cuidado em liberdade". A proposta reforça a importância de aproximar os serviços de saúde mental da população, ocupando os espaços públicos da cidade e ampliando o debate sobre acolhimento, convivência comunitária e formas de cuidado mais humanizadas.

A iniciativa faz referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. A data simboliza o movimento brasileiro iniciado no fim da década de 1970 em defesa de uma sociedade sem manicômios. Ao longo da semana, as atividades vão estimular a reflexão sobre saúde mental, inclusão social e estratégias de cuidado coletivo.

A programação também busca fortalecer o acesso da população aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial, incentivando a convivência comunitária e a ocupação dos espaços da cidade como parte do processo de promoção da saúde.

"Há muito tempo, pessoas com problemas na saúde mental eram excluídas da sociedade. Momentos como esse nos fazem ser incluídos, ser vistos como pessoas e como seres humanos. Todos nós merecemos respeito", disse Théo Gabriel, de 16 anos, atendido pelo CAPSi.

Programação da semana

Na terça-feira, 19, a partir das 12h, o Terminal Rodoviário da Jacuecanga receberá aferição de pressão arterial, testagem rápida e apresentação dos serviços de saúde mental.

Na quarta-feira, 20, às 9h, a Clínica da Família do Parque Mambucaba terá uma sala de espera com apresentação dos serviços da rede de saúde mental. Também na quarta-feira, às 16h, a Praça Zumbi dos Palmares será palco de sarau, roda de conversa com o Café Insano, roda de samba com o grupo Samba di Garota e palco aberto para manifestações culturais.

Na quinta-feira, 21, às 9h, será realizada uma oficina de arte e música como estratégia de cuidado e bem viver, na ESF Campo Belo I e II. O encerramento acontece na sexta-feira, 22, às 9h, na Praça Maria Magdalena da Silva Salomão, no Parque das Palmeiras, com o "Ocupa Praça", que terá música, dança, aferição de pressão arterial, auriculoterapia, massoterapia e exposição de trabalhos artísticos produzidos por usuários da rede de saúde mental.

Além das atividades abertas ao público, a programação inclui ações voltadas aos trabalhadores da Prefeitura de Angra. Na quarta-feira, às 9h, a Clínica da Família do Parque Mambucaba sediará uma roda de conversa sobre luta antimanicomial, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e cuidado compartilhado. Nos dias 20 e 21, às 13h, no C.E. Honório Lima, ocorrerão debates sobre o combate à tortura e sua relação com a luta antimanicomial.