Cadetes do 2º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participaram de duas semanas de atividades práticas voltadas à sobrevivência, orientação e técnicas especiais. O treinamento foi conduzido por instrutores da Seção de Instrução Especial (SIEsp) e ocorreu nas instalações da Academia e na região da Represa do Funil, no Rio de Janeiro.
A programação incluiu preparo de alimentos, obtenção de água e fogo, construção de abrigos e confecção de armadilhas para caça, pesca e antipessoal. Os cadetes também receberam instruções sobre identificação de animais peçonhentos e venenosos, primeiros socorros e sobrevivência em área de selva.
Entre as atividades estiveram exercícios de tiro rápido diurno e noturno, orientação, técnicas aeromóveis e operações aéreas especiais, incluindo embarque e desembarque de aeronaves, desova de pessoal em meio aquático, extração vertical e desembarque pela técnica do rapel.
Na parte de técnicas aquáticas, foram realizados deslocamentos fluviais, orientação diurna e noturna e tiro rápido embarcado. A programação apresentou situações de treinamento e desafios relacionados à atividade militar, permitindo verificar conhecimentos, habilidades técnicas e aspectos comportamentais.
Na última sexta-feira (25), os cadetes finalizaram o Estágio de Vida na Selva e Técnicas Especiais. Ao término de cada etapa, os Cadetes Destaques recebem a distinção de portar o Distintivo do Saci, símbolo associado à superação e à excelência alcançadas durante a atividade. A honraria pode ser utilizada no uniforme enquanto o militar permanecer em formação na Academia.
A SIEsp contou com apoio do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan) e do Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC), que contribuíram com militares, materiais e gêneros alimentícios característicos de suas regiões.
Criada oficialmente em 1969, a SIEsp é responsável pelo planejamento, coordenação e condução dos Estágios de Instrução Especial destinados aos cadetes da AMAN. As atividades são estruturadas a partir da simulação de situações de combate, em ritmo de operações continuadas e sob condições de esforço físico e pressão psicológica controlada.
Menu