Cidades

Amamentação ganha ações de incentivo no estado

Amamentação ganha ações de incentivo no estado
Doação de leite humano contribui para atender recém-nascidos Crédito: Divulgação

Agosto é marcado pela conscientização sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano. No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) intensifica ações de promoção, proteção e apoio à amamentação, com foco no início do aleitamento ainda na primeira hora de vida.

Na rede estadual, o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMulher) e o Hospital Estadual da Mãe (HMãe), ambos na Baixada Fluminense, seguem os dez passos para o aleitamento materno estabelecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Mesquita, o HMãe mantém o Espaço Corujinha, sala de apoio à amamentação destinada a puérperas, gestantes e acompanhantes. O local promove rodas de conversa e palestras sobre amamentação, cuidados com o bebê, autocuidado e apoio psicológico. A unidade também recebe leite materno doado, que é encaminhado ao Banco de Leite Humano do HMulher para processamento e posterior destinação a recém-nascidos que precisam do alimento.

Segundo a nutricionista materno-infantil Daphne de Albuquerque Rocha e Silva, o atendimento sobre amamentação é oferecido durante a internação e também após a alta. "Sabemos que esse processo pode apresentar desafios, mas a persistência faz toda a diferença para a saúde da criança", afirmou.

Na Unidade Neonatal, a enfermeira Camila Dias de Souza destaca os benefícios do leite materno para os recém-nascidos. "Mesmo quando, por alguma condição clínica, a mãe não consegue amamentar diretamente, oferecer o próprio leite traz benefícios importantes e contribui significativamente para a recuperação do recém-nascido", disse.

A SES-RJ também certifica Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. Os espaços permitem a extração e o armazenamento adequado do leite durante a jornada profissional. O estado possui mais de 100 salas certificadas, incluindo uma na sede da secretaria, no Rio Comprido.