Cidades

Cadetes da Aman concluem estágio de combatente aeromóvel

Treinamento reuniu 15 futuros oficiais de sete áreas da Academia Militar

Cadetes da Aman concluem estágio de combatente aeromóvel
Curso abordou operações aeromóveis, logística, apoio de fogo e Aviação do Exército Crédito: Divulgação

Quinze cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) concluíram o Estágio Básico de Combatente Aeromóvel (EBCA), capacitação realizada pela Brigada de Infantaria Aeromóvel que habilita militares a integrar as Forças-Tarefa Aeromóveis do Exército Brasileiro. A atividade reuniu futuros oficiais de diferentes armas e serviços e terminou com índice de 100% de aproveitamento entre os participantes.

Participaram do estágio cinco cadetes de Infantaria, dois de Cavalaria, dois de Artilharia, dois de Engenharia, dois de Intendência, um de Comunicações e um de Material Bélico. Ao longo da capacitação, os militares receberam instruções voltadas ao emprego de tropas aeromóveis, modalidade de operação caracterizada pela utilização de aeronaves para deslocamento, inserção e apoio às tropas em áreas de atuação.

Realizado em Caçapava (SP), entre os dias 20 e 23 de julho, o EBCA abordou conteúdos relacionados às operações aeromóveis, comando e controle, logística, apoio de fogo, Aviação do Exército, mobilidade e contramobilidade, além das atribuições desempenhadas pelo mestre de assalto aéreo.

Na etapa prática, os cadetes participaram de atividades de reconhecimento, segurança e balizamento de zonas de desembarque, executaram procedimentos de embarque e desembarque rápido de aeronaves e aplicaram técnicas de fast rope, rapel e helocasting. Também realizaram exercícios voltados à coordenação entre tropas e tripulações, acompanhando todas as fases de uma operação aeromóvel, desde o planejamento e o aprestamento até a inserção aérea, a ação no objetivo e a exfiltração.

O treinamento foi encerrado com um exercício de Assalto Aeromóvel, no qual os participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante o estágio em um cenário que simulava condições reais de emprego operacional. A atividade exigiu a aplicação de procedimentos aprendidos ao longo da instrução e o desempenho de atributos como liderança, iniciativa, rusticidade, resistência física e capacidade de atuação em ambientes operacionais de maior complexidade.

A solenidade de encerramento ocorreu no último sábado (24), quando os cadetes receberam o distintivo do Estágio Básico de Combatente Aeromóvel e o tradicional gorro bege, símbolos da qualificação obtida e da aptidão para atuar em conjunto com a Aviação do Exército. A participação dos militares da AMAN na capacitação integra o processo de formação dos futuros oficiais da Academia, que contempla atividades voltadas ao preparo para diferentes ambientes operacionais e para a condução de tropas em missões do Exército Brasileiro.