Correio da Manhã
Cidades

'Cidade da Música' homenageia maestro

Nicolau Martins de Oliveira passa a dar nome ao projeto musical de VR

'Cidade da Música' homenageia maestro
Homenagem ao idealizador do projeto aconteceu durante a cerimônia Crédito: Divulgação PMVR

Música de qualidade e público emocionado marcaram a homenagem ao maestro Nicolau Martins de Oliveira, falecido em dezembro de 2025, que passa a denominar a sede do Volta Redonda Cidade da Música pela Lei Municipal nº 6.835, criada por Mensagem do prefeito Antonio Francisco Neto. O projeto idealizado pelo maestro em 1974 e mantido pela prefeitura utiliza o ensino da música como ferramenta de transformação social e desenvolvimento cognitivo para cerca de quatro mil estudantes da rede municipal de ensino.

A cerimônia marcou ainda a entrega da revitalização da estrutura, que recebeu serviços de pintura geral, novos portões, jardinagem e instalação de letreiro com o nome do maestro Nicolau. A obra foi uma parceria entre as secretarias municipais de Obras (SMO) e de Educação (SME), além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

A viúva do maestro Nicolau, Patrícia Vieira de Oliveira, fez questão de agradecer ao Poder Público Municipal, que durante mais de cinco décadas apoia o projeto idealizado por seu marido, e à maestra Sarah Higino e ao músico José Sergio Tôrres da Rocha, coordenador da Banda de Concerto e Banda Marcial do VRCM, pela parceria com Nicolau.

Dedicação à música e ao ensino

Nicolau Martins de Oliveira, natural de Tubarão (SC), faleceu em 27 de dezembro de 2025, aos 83 anos. O renomado maestro veio para Volta Redonda em 1958, aos 15 anos, para estudar na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Mais tarde, já como funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), ele conheceu o professor e maestro Franklin de Carvalho Jr., de quem foi aluno e, posteriormente, substituto como professor na Escola Técnica, criando a Fanfarra da ETPC.

Após a graduação em Fagote pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializações em território nacional e no exterior, em 1974 passou a ocupar a função de Mestre de Música na Fevre, quando deu início ao projeto Volta Redonda Cidade da Música; a iniciativa está presente, atualmente, em mais de 30 escolas municipais de Volta Redonda, do primeiro até o quinto ano do Ensino Fundamental.