Em meio às ações do Agosto Lilás, a psicoterapeuta Ana Pinheiro participa nesta quinta-feira (13) de uma roda de conversa dedicada à reflexão sobre a violência contra a mulher, o acolhimento e o fortalecimento da autonomia feminina. O encontro integra o Projeto Desafio Minha Voz, idealizado pela advogada Valdileia Marinho, e propõe um espaço seguro para troca de experiências entre as participantes. O debate abordará as formas silenciosas de abuso, como controle e manipulação emocional, além de relembrar o marco dos 20 anos da Lei Maria da Penha na proteção dos direitos das mulheres. A proposta é oferecer um ambiente informal e acolhedor para que as vítimas rompam o silêncio sem medo de julgamentos. A roda de conversa acontece nesta quinta-feira (13), às 17h, no Nolita Roastery, localizado no New York City Center. A entrada é aberta ao público.
Jovens no mercado
O projeto Potência Jovem, do Instituto da Providência, qualifica e insere jovens vulneráveis no mercado formal no Rio. Com turmas no Centro, Madureira e Jacarepaguá, em parceria com o Senai Firjan, a ação alia formação técnica ao desenvolvimento emocional. O índice de retenção atinge 70% dos participantes após um ano de contrato.
Nova loja gera empregos
A Obramax anunciou a abertura de uma nova loja no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O projeto representa um investimento de R$ 150 milhões e vai gerar 150 vagas de emprego diretas. A unidade contará com quase 18 mil m² de área construída e oferecerá também cursos gratuitos de capacitação na construção civil.
Moda Prime OFF
O Moda Prime OFF retorna ao Fashion Mall, em São Conrado, entre os dias 13 e 23 de agosto, com descontos de até 70% em grandes marcas. O evento gratuito ocupa os três andares do shopping, das 12h às 20h, reunindo grifes como Farm, Animale e Reserva. A organização prevê receber até 100 mil visitantes ao longo dos dez dias de feira.
Protesto na Mangueira
A Rua São Francisco Xavier e a Avenida Rei Pelé foram interditadas nesta quarta-feira (12) após protesto com queima de pneus e contêineres na Mangueira. O ato ocorreu após operação da Polícia Civil contra ferros-velhos clandestinos. Um menino de 6 anos ficou ferido por estilhaços na região e apresenta quadro de saúde estável.
Ação policial e prisões
Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos foram atacados por traficantes durante a fiscalização, mas não revidaram os disparos. Cinco pessoas foram presas em flagrante por receptação de cabos de cobre furtados. O estabelecimento funcionava com forte influência do crime organizado para compra de materiais na Tijuca e arredores.
Vias bloqueadas
Manifestantes usaram dois ônibus como barricadas e afetaram o itinerário de 20 linhas de transporte público. A Uerj orientou alunos e funcionários a permanecerem dentro do campus durante o bloqueio. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas e o tráfego nas principais vias da Zona Norte foi totalmente liberado após as 14h30.