Por:

Exclusivo: Delegacias, BPMs e Guardas Municipais do Rio irão receber “mega” internet

 Projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública custou R$ 5 milhões e chegará a 10 estados da União

 Por: Marcelo Dutra*

Conforme apurou com exclusividade a reportagem do Correio da Manhã, o Rio de Janeiro será um dos 10 estados brasileiros contemplados por um inédito projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública que irá distribuir, ao todo, 600 novos pontos de internet com conexão de 10 megas cada um, a serem instalados em delegacias e Batalhões da Polícia Militar, além de unidades de guardas municipais. O programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ataca um problema que traz enorme prejuízo a essas instituições de segurança: a lentidão nas ações de delegacias e unidades que não contam com internet de qualidade. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões. A portaria, que normatiza o projeto, será assinada nos próximos dias.

O objetivo é agilizar o trabalho dessas unidades, principalmente, melhorando a captação de dados estatísticos. O projeto foi desenvolvido ainda com a ajuda da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de seus departamentos de Procedimentos Policiais Eletrônicos e da Central de Atendimento e Despacho. Além do Rio, o serviço será disponibilizado no Acre, Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, Tocantins, Piauí e Maranhão. O projeto terá a duração de 12 meses, podendo ser renovável por tempo indeterminado. O diretor de Gestão e Integração da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Wellington Silva, afirma que, com a chegada do projeto nos estados, os processos serão agilizados, assim como boletins de ocorrências disponibilizados de forma mais ágil, contribuindo para uma melhora de informações e elucidação de casos.

“Desse modo, o trabalho policial, não só nas regiões que integram nossos sistemas, mas em todo o Brasil, se tornará mais adequado, pois permitirá que decisões policiais, tanto táticas quanto operacionais, até mesmo em nível estratégico, sejam tomadas baseadas em evidências e dados, melhorando a qualidade do serviço prestado à população”, afirmou Wellington Silva.

*especial para o Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.