Correio da Manhã
Política

Atlas mostra população dividida sobre envolvidos no caso Master

Dos entrevistados, 37,6% ligam o Master a aliados de Lula e 36% relacionam ao bolsonarismo

Atlas mostra população dividida sobre envolvidos no caso Master
Acusações de envolvimento de Jaques Wagner com Vorcaro influenciaram respostas Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

Um levantamento da Pesquisa Atlas/Intel, divulgado nesta quinta-feira (2), aponta que a população está dividida sobre quem tem relação e envolvimento com os escândalos do Banco Master. De acordo com a pesquisa, 37,6% dos entrevistados ligam o caso Master a aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 36% relacionam o esquema a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e o clã Bolsonaro como um todo, 17,1% responderam que todos estão igualmente implicados no esquema e 6,1% considera que o centrão é o principal envolvido.

A pesquisa entrevistou 4.999 pessoas a partir dos 16 anos, entre os dias 26 de junho a 30 de junho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 1 ponto percentual. Os eleitores responderam a um questionário na internet que podia ser respondido em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou Pcs).

Questionados sobre a operação da Polícia Federal (PF) que apontou o senador Jaques Wagner (PT-BA) como um dos supostos envolvidos com Daniel Vorcaro e o Banco Master, 37,8% avaliam que isso é um problema exclusivamente pessoal do senador, 35,6% avalia que o caso afeta diretamente o presidente Lula e 23,5% avalia que a investigação contra o parlamentar afeta parte do governo Lula.

Nessa mesma linha, 39,6% avaliam que o caso piora muito a imagem que eles tem do governo Lula, 36,2% disseram que não afeta a imagem que eles tem do governo e 17,5% disse que piorou um pouco a imagem do governo federal. E como consequência, 36,3% acham que o episódio não prejudica uma eventual candidatura de Lula, 32,4% acha que prejudica muito uma candidatura de Lula e 28,8% acham prejudica apenas um pouco da candidatura do petista.

Presidenciáveis

Contudo, apesar do impacto na imagem do atual presidente da República, se o primeiro turno das eleições para a Presidência ocorressem hoje, o petista ainda sairia na frente em comparação a seus adversários. Uma pesquisa de intenção de voto o Instituto Atlas/Bloomberg também divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem uma vantagem de 10 pontos percentuais (46,3%) em relação a seu principal adversário político na corrida eleitoral, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que contabiliza 36,6% das intenções de voto.

E em um eventual segundo turno eleitoral entre os dois candidatos, ainda que a diferença entre ambos reduza, o petista ainda sairia na frente no segundo turno com 48,8% dos votos enquanto o senador da República tem 42,3% das intenções de votos.

Assim como na pesquisa relacionada ao caso Master, o levantamento ouviu 4.999 eleitores entre os dias 26 a 30 de junho e o levantamento tem margem de erro de só um ponto percentual.