Por: Jorge Vasconcellos

Embaixada dos EUA faz nova ameaça a Alexandre de Moraes

Embaixada dos EUA em Brasília | Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil compartilhou, nesta terça-feira (9), uma ameaça feita no dia anterior ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo subsecretário de Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie. O compartilhamento ocorre no dia em que os ministros do STF começam a apresentar seus votos pela condenação ou absolvição dos oito réus do chamado ‘núcleo crucial’ da tentativa de golpe de Estado.

“Dia 7 de setembro marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça. Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais – continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, diz a publicação compartilhada pela embaixada americana.

O Dia da Independência foi citado porque, no domingo (7), participantes da manifestação bolsonarista na Avenida Paulista estenderam uma bandeira gigante dos Estados Unidos para pressionar pela anistia aos condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.

Em outra manifestação, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, estavam presentes bandeiras dos Estados Unidos e cartazes com agradecimentos ao presidente Donald Trump pelas sanções já aplicadas contra o Brasil, como a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e a aplicação da Lei Magnitsky, que impôs restrições financeiras a Alexandre de Moraes.