EDITORIAL

A Primavera dos Povos de hoje é pior que a de ontem

A Primavera dos Povos de hoje é pior que a de ontem

As ondas de protestos protagonizadas por jovens em diferentes países europeus, com destaque para França, Itália e Portugal, revelam um descontentamento que vai muito além de reivindicações pontuais. Por trás das manifestações, há uma geração que questiona as prioridades dos governos, denuncia a precarização das condições de vida e demonstra crescente impaciência com instituições que parecem incapazes de oferecer respostas aos desafios do presente.

Na França, a insatisfação social tem raízes profundas. O desgaste da política tradicional, as dificuldades econômicas, a crise de confiança nas instituições e a percepção de que os sacrifícios recaem desproporcionalmente sobre os trabalhadores alimentam a mobilização nas ruas. A instabilidade política amplia esse cenário e abre espaço para discursos radicais, tanto à esquerda quanto à direita. O risco é que a incapacidade dos partidos tradicionais de canalizar as demandas sociais favoreça, sobretudo, forças ultranacionalistas que prometem soluções fáceis para problemas complexos.

Na Itália, a juventude também enfrenta um horizonte marcado pela insegurança profissional, pelo custo da moradia e pela dificuldade de construir projetos de vida independentes. A precariedade do emprego e a falta de perspectivas para quem ingressa no mercado de trabalho alimentam a sensação de que o futuro se tornou um privilégio. Em Portugal, a crise habitacional, a alta dos aluguéis, os salários insuficientes e a emigração de profissionais qualificados expõem contradições de um país que, apesar de avanços econômicos, ainda tem dificuldades para assegurar condições dignas de permanência aos mais jovens.

Embora cada país apresente suas particularidades, há um denominador comum: a distância entre as expectativas de uma geração e a capacidade de resposta do poder público. A promessa de mobilidade social, sustentada durante décadas pela educação e pelo trabalho, perdeu credibilidade para muitos jovens que estudam, se qualificam e, ainda assim, não conseguem comprar uma casa, constituir família ou planejar o futuro com segurança.

Os protestos, contudo, não devem ser interpretados como simples explosões de inconformismo. Constituem um alerta democrático. Quando os canais institucionais deixam de acolher demandas legítimas, a rua passa a ocupar o espaço que a política não consegue preencher. Mas a indignação, por si só, não produz mudanças duradouras e pode ser explorada por grupos que transformam frustrações sociais em combustível para a intolerância.

Cabe aos governos europeus responder com políticas concretas de habitação, emprego, educação e proteção social, além de recuperar a confiança na representação política. Reprimir manifestações ou reduzir os participantes a uma minoria radical apenas aprofunda a crise. A juventude não exige promessas grandiosas, mas condições reais para viver com dignidade. Ignorar esse recado significa entregar o futuro europeu à desesperança e aos extremismos que prosperam onde faltam perspectivas.