Sul

Rio Uruguai supera dez metros com alerta no RS

Cheia segue avançando mesmo com a redução das chuvas na bacia

Rio Uruguai supera dez metros com alerta no RS
Nova projeção do Serviço aponta nível de 10,05 metros Crédito: Divulgação

O rio Uruguai poderá ultrapassar 10 metros em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (15), segundo projeção do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A atualização divulgada de madrugada indica que o nível pode chegar a 10,05 metros por volta das 9h. Em Itaqui, a previsão é de 9,91 metros às 7h. O cenário mantém o risco de inundação, mesmo com a redução das chuvas na bacia.

A cota de inundação adotada para a estação de Uruguaiana é de 9 metros. O SGB também aponta tendência de estabilização, com projeção de aproximadamente 10,44 metros por volta das 2h desta quinta-feira. Os números são previsões e não confirmam os níveis efetivamente registrados nesta manhã.

O monitoramento mostra diferenças entre os municípios. Enquanto parte da bacia apresenta redução ou estabilização, Itaqui e Uruguaiana seguem com tendência de elevação. Isso ocorre porque a água acumulada nas áreas superiores continua avançando pelo curso do rio após as chuvas.

Segundo o boletim citado pelo SGB, os acumulados de chuva nas 24 horas anteriores ficaram abaixo de 7 milímetros nos pontos monitorados da bacia. Ainda assim, as estações de São Borja, Itaqui e Uruguaiana permaneciam em condição de inundação. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém classificação alta para a possibilidade de continuidade de eventos hidrológicos na região intermediária de Uruguaiana.

Moradores e produtores rurais de áreas próximas ao rio devem acompanhar os comunicados das Defesas Civis municipais e estadual e evitar locais inundáveis. Também não se deve atravessar pontes, estradas ou trechos cobertos pela água. Nas propriedades pecuárias, o deslocamento preventivo de animais deve ocorrer apenas quando houver condições seguras.

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193, e a Brigada Militar, pelo 190. A redução das chuvas não significa que o risco tenha terminado: a cheia continua se deslocando pela bacia e pode prolongar a inundação na Fronteira Oeste.

O alerta segue concentrado nos trechos de Itaqui e Uruguaiana.