O Instituto Água e Terra (IAT) conclui neste ano os estudos para criação de cinco novas Unidades de Conservação (UC) no Paraná. As áreas somam mais de 13 mil hectares protegidos, extensão equivalente à área urbana de Londrina (PR).
Os espaços serão implantados nos municípios de Castro, Palmeira, Cerro Azul, Pontal do Paraná, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Foz do Jordão. O processo passou por vistorias técnicas e coleta de dados e está na etapa de consulta às comunidades.
A iniciativa integra as ações voltadas ao cumprimento do Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal, que prevê a conservação de 30% dos biomas brasileiros até 2030. A medida amplia a política estadual de preservação ambiental.