A Câmara Municipal de Santo André realizou, na terça-feira (27), a 65ª e a 66ª Sessões Ordinárias de 2026. Educação inclusiva, escolas, Hospital Veterinário Municipal e infraestrutura estiveram entre os temas debatidos. As sessões tiveram participação popular na Tribuna Livre.
Moradores relataram problemas estruturais na EMEIEF Professor Nicolau Moraes, desafios da educação inclusiva e dificuldades no atendimento do Hospital Veterinário e da Secretaria de Saúde. Vereadores cobraram reforma da escola, incluindo intervenções no telhado. Ricardo Alvarez (PSOL) anunciou requerimento para convocar o secretário de Educação a prestar esclarecimentos sobre a obra.
A educação inclusiva gerou debate sobre a falta de profissionais de apoio a estudantes com deficiência e neurodivergentes, a necessidade de concursos e a ampliação dos serviços especializados. Sobre o Hospital Veterinário, foram questionados o limite diário de atendimentos, a disponibilidade de serviços e materiais e o modelo de gestão. Alvarez defendeu a apuração dos problemas e criticou a terceirização.
Na sessão da manhã, Dandan (Avante) pediu reparos na pista de skate da Rua Rodrigo Otávio, no Jardim Maria. Também solicitou a reinstalação de pontos de ônibus na Estrada do Catapreta e na Avenida Luís Gonzaga, além de medidas para melhorar o descarte de resíduos.
Denis Gambá (Solidariedade) pediu estudo ambiental sobre a possível reabertura da antiga Estrada do Sertãozinho e apresentou demandas de drenagem, zeladoria e regularização fundiária. Vavá (PSD) solicitou estudo para implantar lombofaixa no cruzamento das ruas Alemanha e Tutoia, após relatos de acidentes, excesso de velocidade e falta de visibilidade.
Também foram citadas obras de saneamento e pavimentação no Morro da Kibom. Clóvis Girardi (PT) comentou o financiamento para compra de ônibus e a previsão de tarifa zero aos fins de semana.
Os vereadores aprovaram o PL 74/2026, de Zezão (Solidariedade), que institui o Dia Municipal do Futebol Amador, e o PL 195/2026, de Dr. Marcos Pinchiari (MDB), que cria o Dia de Conscientização das Doenças Celíacas. Foi sugerida parceria com a UFABC para capacitar profissionais.
Menu