ELEIÇÕES 2026

Famosos ficam fora da lista de eleitos por São Paulo nas eleições de 2026

Datena, Sikêra Jr., Silvia Abravanel e Rachel Sheherazade estão entre candidatos que não conquistaram vagas

Famosos ficam fora da lista de eleitos por São Paulo nas eleições de 2026
Datena não se elegeu no peito de 2026 Crédito: Governo de São Paulo

As eleições de 2026 terminaram sem mandato para uma série de candidatos conhecidos da televisão, música, esporte e entretenimento que disputaram vagas por São Paulo. Entre os nomes que não conseguiram chegar à Câmara dos Deputados estão José Luiz Datena (PSB), Sikêra Jr. (Republicanos), Silvia Abravanel (PSD), Rachel Sheherazade (PSD), Luís Fabiano (MDB), Geraldo Luís (Avante), Manoel Gomes (Avante) e MC Gui (PSD).

Datena teve uma das maiores votações entre os integrantes desse grupo. O apresentador recebeu 51.078 votos na disputa para deputado federal, mas não conseguiu uma das 70 cadeiras destinadas ao estado na Câmara. Em 2024, ele já havia participado das eleições ao concorrer à Prefeitura de São Paulo.

Outro apresentador que ficou fora foi Sikêra Jr. Em sua primeira eleição, o candidato do Republicanos recebeu 37.050 votos. Conhecido pela atuação em programas policiais na televisão, ele comandou o “Alerta Nacional”, da RedeTV!, entre 2020 e 2023.

Duas candidaturas do PSD registraram números próximos. Silvia Abravanel, apresentadora e filha de Silvio Santos, recebeu 22.472 votos. A jornalista Rachel Sheherazade, que também estreou nas urnas, somou 22.453. Nenhuma das duas conquistou cadeira na Câmara.

Entre os candidatos que já tiveram passagem pela política está Adrilles Jorge (União Brasil). Vereador na capital paulista e ex-participante do Big Brother Brasil, ele recebeu 26.694 votos na tentativa de chegar ao Congresso. Jean Wyllys (PT), que já exerceu mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro, disputou desta vez por São Paulo e obteve 18.073 votos.

Na música, Netinho de Paula (MDB), que já foi vereador de São Paulo, registrou 19.337 votos. MC Gui (PSD) teve 7.378, enquanto Manoel Gomes, conhecido pela música “Caneta Azul”, recebeu 7.239 pelo Avante. O apresentador Geraldo Luís, também candidato pela legenda, terminou a disputa com 10.176 votos.

O esporte também teve representantes entre os que não conseguiram vaga. Luís Fabiano (MDB), ex-atacante da Seleção Brasileira e do São Paulo, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e recebeu 9.613 votos para deputado federal. Durante a campanha, apresentou propostas relacionadas ao esporte e a oportunidades para jovens.

A lista paulista inclui ainda Eduardo Xaropinho (PDT), com 15.382 votos; Baianinho de Mauá (União Brasil), com 7.452; e o ex-jogador Finazzi (MDB), com 1.069. Val Marchiori, conhecida pela participação no programa “Mulheres Ricas”, também disputou uma cadeira na Câmara e não foi eleita.

Na eleição para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a cantora Leci Brandão (PCdoB) não conseguiu renovar o mandato. Deputada estadual desde 2011, ela recebeu 53.149 votos. O humorista Marquito (PSD), que também buscava uma vaga no Legislativo paulista, ficou fora da composição da Casa que tomará posse em 2027.

O resultado mostra que a exposição anterior na televisão, na música, no esporte ou nas redes sociais não resultou, em diferentes candidaturas, em votos suficientes para a conquista de uma cadeira. A eleição proporcional considera, além da votação individual, o desempenho dos partidos e federações na distribuição das vagas.

OUTROS ESTADOS

Fora de São Paulo, outros nomes conhecidos também terminaram a eleição sem mandato. Tiririca (PSD), eleito deputado federal quatro vezes por São Paulo, transferiu o domicílio eleitoral para o Ceará e recebeu 5.523 votos. Foi a primeira eleição em que não conquistou uma cadeira desde 2010. No Rio de Janeiro, o ator Humberto Martins (DC) teve 1.124 votos para deputado federal, enquanto Inês Brasil recebeu 3.145 na disputa para deputada estadual. O ex-jogador Edmundo (PSDB) também não conseguiu vaga na Câmara. No Tocantins, o ex-técnico Vanderlei Luxemburgo (Podemos) disputou o Senado e recebeu 67.987 votos, ou 4,11%. No Distrito Federal, Leila do Vôlei (PDT) não conseguiu a reeleição ao Senado.