Com as mudanças previstas pela Emenda Constitucional 141, que estabelece o fim da escala 6×1 e a redução gradual da jornada de trabalho, o Sindmetal Itatiba iniciou a distribuição de informativos para orientar os trabalhadores sobre as novas regras. A ação passou por empresas como Kromberg e Schubert e BorgWarner, em Itatiba. Diretores conversaram com metalúrgicos, explicaram as mudanças e esclareceram dúvidas. Elaborado pelas Centrais Sindicais, o material detalha os prazos de implementação e o papel dos sindicatos. Promulgada em 16 de outubro de 2026, a emenda prevê dois dias de descanso remunerado por semana, sem redução salarial. A partir de 15 de dezembro, a jornada máxima cairá de 44 para 42 horas semanais. Após 14 meses da promulgação, o limite será de 40 horas. As empresas deverão adaptar escalas e horários às novas regras, conforme as particularidades de cada categoria.
Emenda da escala 6×1 leva Sindmetal Itatiba a orientar os trabalhadores
Plano de Habitação
Morungaba apresentou estudos para elaborar o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que orientará políticas habitacionais e a regularização fundiária. O levantamento reúne dados sobre moradias, áreas vulneráveis e uso do solo. O plano é requisito legal para acessar recursos federais e estaduais para habitação digna.
Abertura de empresas
Americana registrou 6.942 novas empresas entre janeiro e setembro de 2026, alta de 9% ante igual período de 2025. Serviços lideraram as aberturas, com 4.649 negócios (67%), seguidos pelo comércio, com 1.138. A indústria somou 723 registros.Entre os bairros, Parque Novo Mundo liderou e em segundo por Morada do Sol com 224 novas empresas.
Transporte público
O projeto do vereador Kifú de Santa Bárbara propõe proibir recusas e cancelamentos de viagens motivados pela deficiência ou mobilidade reduzida dos passageiros no transporte coletivo e por aplicativo. A proposta também veda cobranças extras pelo uso de cadeira de rodas e prevê medidas para ampliar a acessibilidade e orientar profissionais.
S.Bárbara propõe árvores em estacionamentos
A vereadora Esther Moraes de Santa Bárbara d'Oeste propõe regras para arborização e permeabilidade do solo em estacionamentos públicos e privados com 50 vagas ou mais. O projeto prevê uma árvore a cada quatro vagas, priorizando espécies nativas e sombreamento. Novos empreendimentos deverão apresentar projeto de arborização, enquanto espaços existentes terão de três a quatro anos para se adequar. O descumprimento poderá gerar multa por árvore não plantada, renovada a cada seis meses. A medida busca reduzir os impactos climáticos.
Menu