Correio da Manhã
Região de Campinas

Cães terapeutas visitam hospital em Americana

Cães terapeutas visitam hospital em Americana
Cães terapeutas levam acolhimento e bem-estar aos pacientes Crédito: Divulgação/Prefeitura de Americana

Os cães terapeutas Zaya, Duque e Phill participaram de mais uma ação de pet terapia no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e na Unacon, em Americana. A iniciativa, realizada em parceria com o projeto Patas que Curam, leva acolhimento e conforto emocional a pacientes, acompanhantes e colaboradores. As visitas ocorrem semanalmente, com animais treinados e seguindo protocolos de segurança para atuação no ambiente hospitalar. A ação integra as atividades de humanização promovidas nas unidades.

Partiu Prev Perifa

Americana recebe neste sábado (25), das 11h às 15h, a ação Partiu Prev Perifa, no Zincão, no Parque da Liberdade. A iniciativa oferece gratuitamente testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, além de preservativos, autotestes, acesso à PrEP e PEP e orientações para prevenção de ISTs. A atividade conta com apoio da Secretaria de Saúde.

PrEP e PEP

Hortolândia oferece gratuitamente a PrEP e a PEP, profilaxias para prevenção do HIV, no Centro Especializado em Infectologia (CEI). Os medicamentos são disponibilizados apenas com receita médica e retirados na farmácia da unidade, referência no atendimento a pacientes com HIV, ISTs e hepatites virais no município.

Vagas na saúde

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, abriu processo seletivo para contratação efetiva (CLT). Há vagas para auxiliar de farmácia, rouparia, faturamento, enfermeiro e técnicos de enfermagem, além de auxiliares e técnicos de manutenção predial. É necessário ter disponibilidade para trabalho em escala, incluindo fins de semana e feriados.

Projeto prevê checagem de antecedentes

O vereador Douglas Guarita (DC) propõe a atualização periódica da certidão de antecedentes criminais de profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes em Paulínia. A medida abrange escolas, creches, entidades assistenciais, projetos esportivos, culturais e instituições religiosas. Segundo o parlamentar, a iniciativa tem caráter preventivo e busca reforçar a segurança do público infantojuvenil, sem interferir na organização das instituições. A proposta prevê a checagem periódica dos documentos pelos responsáveis.