Correio da Manhã
Região de Campinas

Hortolândia doa terreno para habitações populares

Projeto cooperativo no Jardim Nova Europa contemplará 100 famílias

Hortolândia doa terreno para habitações populares
Obras no Monte Sinai atingiram 80% de conclusão, com entrega para outubro Crédito: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A cooperação entre a prefeitura de Hortolândia e o Governo Federal resultou na oficialização de um projeto focado no atendimento da população de baixa renda. Em solenidade na última semana, anunciou-se a construção de 100 moradias destinadas à associação da ocupação do Adelaide.

O atendimento ocorre na modalidade Entidades do programa federal. Participaram desse ato o prefeito Zezé Gomes, o vice Cafu César, o deputado federal Paulo Teixeira e o estadual Simão Pedro. A demanda da comunidade local existia desde 2017, englobando famílias que residem na área há cerca de dez anos.

Mecanismo

Para viabilizar o residencial de interesse social, o município doará uma área pública no Jardim Nova Europa. A associação dos moradores ficou encarregada de apresentar a proposta técnica ao Ministério das Cidades.

O programa concede financiamento subsidiado a famílias de baixa renda organizadas em entidades sem fins lucrativos, como associações, cooperativas e sindicatos. Nesse modelo, os próprios beneficiários gerenciam todas as etapas do projeto, desde a concepção arquitetônica até o gerenciamento da construção e escolha do lote.

Metas

A secretaria de habitação informou que o município já entregou sete mil títulos de propriedade imobiliária, com a meta de atingir dez mil regularizações até o ano de 2028. Esse processo assegura estabilidade jurídica aos moradores e facilita o acesso a linhas de crédito para melhorias nos imóveis.

A gestão municipal foca no atendimento dessas demandas por meio do diálogo intensificado e do andamento de projetos habitacionais para o futuro da cidade.

Andamento de projetos

Paralelamente às moradias do Jardim Nova Europa, a cidade possui frentes de trabalho ativas no setor habitacional fortalecidas desde 2022. No Monte Sinai, uma parceria com a CDHU viabiliza a construção de apartamentos para o reassentamento de famílias de ocupações. As obras no local atingiram 80% de conclusão, com entrega marcada para outubro deste ano.

Além disso, no Jd. Amanda, avança as obras de outra etapa do programa federal, que conta com 15% de execução física e deverá beneficiar cerca de 400 famílias.