Campinas passa a contar com uma nova unidade de habitação de interesse social denominada Casa das Juventudes, também conhecida como Casa Caju - destinada ao atendimento de jovens em fase de transição para a vida adulta. A iniciativa atende a uma demanda específica: acolhimento institucional, voltado aos que atingirem a maioridade (18 anos) e que precisam desocupar abrigos, mas que não dispõem de suporte familiar ou de recursos financeiros para moradia.
O projeto visa mitigar riscos de insegurança habitacional, exposição à violência e precarização do trabalho. Além de teto, oferece acompanhamento psicológico, suporte para estudo e capacitação profissional. A iniciativa é da Associação Fundo Haja em parceria com a Fundação FEAC.
Em termos práticos, a Haja adquire imóveis vazios, que possuem valor histórico e cultural em áreas centrais de Campinas, os restaura e os disponibiliza à locação social, promovendo moradia digna a preços acessíveis para a população em situação de vulnerabilidade.
A gestão baseia-se na locação social com valores situados entre 30% e 40% abaixo da média de mercado, com subsídios da Fundação FEAC nos primeiros 24 meses e incremento progressivo da contrapartida financeira dos moradores.
O custo mensal engloba o uso de mobília completa, despesas de água, energia elétrica, internet, IPTU e manutenção técnica. Já a seleção de residentes ocorre por meio indicação de por entidades parceiras que atuam no acolhimento, como o Instituto Padre Haroldo, Rham, Aldeias Infantis SOS, Casa das Oportunidades e Casas Lares da Guardinha Campinas.
Requalificação do Centro
A Casa Caju fica na Rua Falcão Filho, no bairro Botafogo, e data de 1947. Passou por modernização e restauro, assinados pelo escritório Fresta Arquitetura e executadas pela CSA Engenharia, Construção & Reforma.
A obra preservou a fachada original em estilo art déco, integrando um sistema instalado pela ONIOM Energia Solar para redução de despesas operacionais.
A estrutura interna foi dividida em três unidades habitacionais independentes, cada uma com dois quartos, banheiro e sala com cozinha integrada. O espaço comporta seis jovens em quartos individuais, mantendo áreas de convivência comum, como lavanderia, quintal e um terraço para lazer situado sobre a edícula.
Como ajudar
O financiamento e a sustentabilidade das ações do Fundo Haja ocorrem por meio de múltiplas modalidades de arrecadação. Interessados podem realizar doações via Pix para o CNPJ 46.776.107/0001-27 ou transferência bancária para a Instituição Financeira 133 – Cresol PA Campinas, agência 6003-8, conta corrente 73.350.
A instituição também disponibiliza canais para voluntariado em grupos de trabalho de gestão, projetos e obras, além de processos para novos associados. Instituições públicas, privadas, grupos culturais e empresas podem estabelecer parcerias contactando a associação pelo e-mail [email protected]
O programa contempla ainda o Investidor Social para pessoas ou empresas que desejam investir em projetos imobiliários de impacto, viabilizando a compra e reforma de imóveis, promovendo habitação digna e a preservação do patrimônio histórico no Centro de Campinas.