Campinas

Fila marca último dia para regularizar título de eleitor em Campinas

Último dia para regularização do título de eleitor teve fila extensa no Centro de Campinas; atendimento foi estendido para dar conta da demanda antes do fim do prazo

Fila marca último dia para regularizar título de eleitor em Campinas
Fila para regularizar título na rua General Osório, Centro Crédito: Maria Fernanda Esmeriz/Correio da Manhã

O último dia para regularizar o título de eleitor em Campinas foi marcado por filas e movimento intenso no cartório eleitoral do Centro da cidade nesta quarta-feira (6). 

Desde o início do atendimento, eleitores ocuparam um quarteirão da Rua General Osório, com fila que seguiu pela Avenida Francisco Glicério até a Rua Bernardino de Campos. O cenário se repetiu após a alta demanda registrada no dia anterior, quando o prazo já estava na reta final. Os cartórios eleitorais de Campinas ficam na no número 1.041 da rua General Osório, no Edifício Central Campinas. 

A estudante Laura Mathias de Souza, de 19 anos, chegou ao local às 10h e a fila já dobrava o quarteirão. "As pessoas estão dizendo que a fila está durante pelo menos três horas", disse a jovem, que deixou para o último dia para tirar o título de eleitor pela primeira vez. 

Para tentar dar vazão ao fluxo de pessoas, o cartório iniciou a distribuição de senhas antes do horário de fechamento e manteve o atendimento estendido ao longo do dia, até que todos os que já estavam na fila Redação fossem atendidos.

O prazo para regularização do título termina oficialmente nesta quarta-feira. A partir de agora, eleitores que não realizaram os procedimentos dentro do período não poderão fazer alterações cadastrais ou regularizações para as eleições de 2026 neste momento.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), apenas casos específicos exigem atendimento presencial, como a emissão do primeiro título ou atualização de dados sem biometria cadastrada. Quem já possui biometria pode consultar e resolver pendências pela internet, por meio do sistema de Autoatendimento da Justiça Eleitoral.

O órgão reforça que a maior parte do eleitorado paulista já está com biometria registrada, o que permite o acesso a serviços online sem necessidade de deslocamento aos cartórios.

Eleitores que não têm biometria cadastrada, mas estão com o título regular, poderão votar normalmente nas Eleições de 2026, bastando apresentar um documento oficial com foto no dia da votação. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro.

Já os títulos que foram cancelados pertencem a eleitores que deixaram de votar, não justificaram a ausência em três eleições consecutivas e não pagaram as multas correspondentes. O cancelamento também atinge quem não compareceu à revisão biométrica obrigatória em municípios onde houve convocação entre 2010 e 2019.

Nesses casos, é necessário solicitar a regularização do título por meio de revisão ou transferência, procedimento que pode ser feito pela internet ou presencialmente em um cartório eleitoral. Quando a biometria não está atualizada, ou foi registrada há mais de dez anos, o sistema indica a necessidade de atendimento presencial.

Segundo a Justiça Eleitoral, apenas eleitores com título e biometria em dia conseguem acessar todos os serviços on-line.