A vereadora Luana Alves (PSOL) acionou a Corregedoria da Câmara de São Paulo contra Rubinho Nunes e Adrilles Jorge, ambos do União Brasil. A representação investiga a conduta dos parlamentares em manifestação estudantil com confrontos no centro da cidade.
A acusação aponta provocação de manifestantes, uso de cargos para repercussão, desvio de finalidade, autopromoção política e uso indevido de recursos públicos (assessores e seguranças).
Registros sugerem agressão de estudante por Rubinho Nunes. Ambos os vereadores relataram ferimentos, com suspeita de fratura nasal para Rubinho.
Adrilles Jorge classificou a ação como absurdidade, alegando ter sido vítima de agressões e ameaças ao questionar o direito à greve de estudantes. Rubinho Nunes não se manifestou.
Luana Alves solicita procedimento disciplinar por quebra de decoro, investigação de verba pública e uso do mandato para fins eleitorais, além de penalidades do Código de Ética e encaminhamento ao Ministério Público.
O corregedor da Câmara, Sargento Nantes (PP), analisará a representação, podendo solicitar relatório preliminar para determinar a quebra de decoro. O parecer será votado pelo colegiado para decidir sobre a abertura de processo disciplinar.
A manifestação reivindicava melhorias nas universidades estaduais e criticava a atuação policial em uma desocupação recente. A polícia informou que conteve uma briga generalizada no local, e o ato seguiu pacificamente.