CORREIO PAULISTANO

Comissão de Finanças define relatoria da LDO 2027

Comissão de Finanças define relatoria da LDO 2027
função ficará a cargo de Ana Carolina Oliveira (PODE) Crédito: Laura Lima/Câmara de SP

Nesta quarta-feira (6), a Comissão de Finanças e Orçamento definiu o integrante do colegiado responsável pela relatoria do Projeto de Lei, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2027. A função ficará a cargo da vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE). A parlamentar afirmou que pretende conduzir os trabalhos com base em critérios técnicos e no diálogo, visando contribuir para que o orçamento municipal contemple as principais demandas da população. O vice-presidente da Comissão, vereador Major Palumbo (PP), ressaltou o comprometimento da parlamentar com a análise das finanças públicas e destacou a importância da relatoria para a construção do orçamento municipal.

 

Audiência Pública discutirá IPTU

No dia 26 de maio, a Comissão de Finanças e Orçamento promove uma Audiência Pública para discutir cobrança de IPTU, alagamentos e regularização na região da Avenida Osvaldo Valle Cordeiro e em outros dois endereços localizados na zona leste da capital. A convocação do debate atende a um requerimento do vereador Alessandro Guedes (PT), que destaca várias reclamações de munícipes sobre cobrança indevida de IPTU.

Câmara debate piso salarial de fisios

Câmara debate piso salarial de fisios
Projeto propõe remuneração base de R$ 4,6 mil Crédito: Fábio Jr. | CMSP

Em reunião na Camara Municipal de São Paulo, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais defenderam o PL (Projeto de Lei) 1.731/2021. A proposta, do senador Angelo Coronel (PSD/BA) tramita na Câmara dos Deputados em Brasília. A matéria trata do piso salarial das categorias. O encontro foi organizado pela Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito-3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região). O vereador Marcelo Messias (MDB) apoiou a iniciativa. O projeto propõe uma remuneração base entre R$ 4,6 mil e R$ 4,8 mil.

Sistema Municipal de Cultura

A Câmara Municipal de São Paulo fez um encontro sobre o Sistema Municipal de Cultura, que foi tema de uma reunião organizada pela vereadora Luana Alves (PSOL), na segunda-feira (4/5), na Câmara Municipal de São Paulo. A parlamentar é autora do PL (Projeto de Lei) 467/2023, que cria o sistema no município. O encontro contou com a presença de produtores e movimentos culturais.

Sena Madureira I

O MP-SP abriu investigação para apurar o projeto do túnel na Rua Sena Madureira, na zona sul da capital, orçado em cerca de R$ 622 milhões. Objetivo é verificar possíveis irregularidades no planejamento, licitação e impactos ambientais da obra. O projeto já vinha sendo alvo de críticas por moradores locais.

Sena Madureira II

Especialistas também criticam pelos efeitos no trânsito, no meio ambiente e na estrutura urbana. Há questionamentos sobre estudos técnicos utilizados na proposta. O empreendimento foi retomado pela prefeitura após anos paralisado. O MP deve analisar documentos e ouvir responsáveis.

ViaMobilidade I

Um funcionário da concessionária ViaMobilidade morreu na madrugada desta quarta (6) após sofrer descarga elétrica durante um serviço de manutenção na Linha 9-Esmeralda, na zona oeste de SP. O acidente ocorreu nas proximidades da estação Morumbi, enquanto o trabalhador atuava na rede aérea.

ViaMobilidade II

Equipes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar foram acionadas e prestaram socorro, mas a vítima não resistiu aos ferimentos causados pela descarga elétrica. Informações iniciais apontam que a causa da morte foi o choque elétrico. O caso será investigado, e a empresa informou que presta apoio à família e colabora com as autoridades.

Reintegração I

Um prédio ocupado por famílias sem-teto na região dos Jardins foi alvo de uma ação de reintegração de posse realizada na manhã desta quarta-feira (6). O imóvel, localizado na esquina das ruas Oscar Freire e Peixoto Gomide, era ocupado por cerca de 33 famílias. A operação teve apoio da Prefeitura e foi pacífica.

Reintegração II

A Prefeitura de SP disponibilizou estrutura para a retirada dos pertences dos moradores e acompanhamento por equipes da assistência social. Após a desocupação, as famílias deixaram o local antes da chegada da PM e buscaram abrigo com parentes ou em outras ocupações. O prédio tinha condições precárias.