Correio da Manhã
Nordeste

Maceió lidera vendas nacionais de turismo

Estado aparece entre os mais comercializados no turismo

Maceió lidera vendas nacionais de turismo

Alagoas está entre os dez destinos mais comercializados por operadoras de turismo em 2025, segundo dados do Anuário Braztoa 2026. O levantamento reúne informações de vendas das 54 operadoras associadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e aponta o desempenho de destinos nacionais e internacionais.

De acordo com a publicação, Alagoas ocupa a terceira posição entre os estados mais comercializados em viagens nacionais. Maceió aparece como o destino mais vendido nas viagens dentro do Brasil e ocupa a quarta colocação entre os destinos mais comercializados no receptivo internacional.

O Anuário Braztoa reúne dados de mercado, indicadores e análises sobre o setor de turismo de lazer, com informações fornecidas pelas operadoras associadas e 36 empresas parceiras. A publicação apresenta um panorama sobre movimentação do setor, comportamento dos viajantes e desempenho de produtos e destinos turísticos ao longo do ano.

O documento, com 113 páginas, é utilizado como referência por profissionais do setor para acompanhar tendências, resultados comerciais e mudanças no perfil do mercado turístico brasileiro. Os dados consideram a movimentação registrada pelas empresas participantes durante o período analisado.

Para o secretário de Estado do Turismo de Alagoas, Paulo Kugelmas, os resultados refletem as ações de divulgação do destino nos mercados nacional e internacional. Segundo ele, o crescimento do fluxo turístico também tem impacto na economia local, com geração de empregos e movimentação de renda.

Os dados do setor também apontam aumento no número de visitantes internacionais no estado. Entre janeiro e abril de 2026, Alagoas recebeu 18.458 turistas estrangeiros pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. No mesmo período de 2025, foram registrados 8.846 passageiros internacionais, representando crescimento superior a 108%.

As informações sobre o fluxo internacional foram divulgadas pela Embratur e analisadas pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas. O resultado considera a chegada de visitantes estrangeiros ao estado no primeiro quadrimestre do ano.

Segundo a Secretaria, o desempenho do turismo está relacionado à presença do destino nas programações de operadoras, à ampliação da oferta de voos e às ações de promoção realizadas para alcançar novos mercados. O setor turístico também envolve atividades ligadas à hospedagem, alimentação, transporte e serviços, com impacto na cadeia econômica estadual.