MPF visitou a Terra Indígena Enawenê-Nawê, em Mato Grosso
Ação de escuta reuniu lideranças e moradores para tratar de demandas da comunidade e de processos em andamento
29 de setembro de 202619:47Redação
Atualizado em 30 de setembro de 2026 - 02:22
Ação ocorreu com tradução linguística e buscou ouvir liderançasCrédito: Daniel Luis Dalberto/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) realizou visita de quatro dias à Terra Indígena Enawenê-Nawê, em Mato Grosso, para ouvir lideranças e moradores e acompanhar demandas da comunidade.
Durante a ação, a equipe apresentou informações sobre processos judiciais e procedimentos administrativos em curso, e ouviu a posição dos indígenas sobre encaminhamentos. Os diálogos ocorreram com tradução linguística e respeitaram os horários dos rituais.
A iniciativa foi realizada pelo Ofício Povos Indígenas em Isolamento Voluntário e de Recente Contato, vinculado à Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, em parceria com o 2º Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso, sediado na Procuradoria da República no Município (PRM) de Sinop (MT).
As informações coletadas subsidiarão os próximos encaminhamentos do órgão.
TJDFT inaugura exposição Cores da Alma no Fórum de Brasília
Exposição reflete sobre beleza, espiritualidade e existênciaCrédito: Divulgação/TJDFT
O Memorial Espaço Lila Pimenta Duarte do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) inaugura amanhã (1º/10), às 16h, a exposição Cores da Alma, do artista Agnaldo Pacheco da Silva, no Fórum de Brasília.
A mostra reúne 30 obras produzidas ao longo de dois anos, com técnicas como óleo e acrílico sobre tela, grafite sobre papel e aquarela. A visitação segue até 22 de outubro, das 12h às 19h, em dias úteis. A exposição reúne diferentes perspectivas sobre beleza, espiritualidade e existência humana.
TRE-DF disponibiliza cola eleitoral para votação
A Justiça Eleitoral orienta eleitoras e eleitores do Distrito Federal a preparar a "cola eleitoral" para as Eleições 2026. O lembrete, feito em papel com os números das candidatas e dos candidatos na ordem de votação, pode ser consultado na cabine. No 1º turno, no domingo (4/10), serão seis votos: deputado federal, deputado distrital, dois senadores, governador e presidente. Antes de confirmar, é preciso conferir número, nome, foto, cargo e sigla partidária. O celular e dispositivos de registro ou transmissão são proibidos na cabine.
HUB apresenta novas instalações nesta quarta
O Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), apresenta hoje (30), às 10h, as novas instalações da Clínica Cirúrgica, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) e da Onco-Hematologia. A UTI Neonatal passa a contar com Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), novos leitos, incubadoras e berços aquecidos. As outras duas áreas tiveram as estruturas transferidas e reunidas.
Saúde da Pessoa Idosa
A prefeitura de Goiânia (GO) realizará na quinta-feira (1º/10) o Dia D de Saúde da Pessoa Idosa, das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e centros de saúde da família (CSF). A programação terá atendimento clínico, vacinação, acolhimento, avaliação multidimensional e atualização da Caderneta de Saúde.
Covid e Influenza
A prefeitura de Cuiabá (MT) registrou uma queda de 88,13% nas notificações de Covid-19 e uma alta de 94,89% nos casos de influenza A e B entre 4 de janeiro e 19 de setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2025. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram 148 ocorrências de Covid-19 e cinco óbitos no período.
Audiência pública
A prefeitura de Campo Grande (MS) realizará, em 10 de novembro, uma audiência pública sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a construção de um centro comercial com área superior a 5 mil m². O encontro será às 18h, na Planurb, e terá transmissão pelo YouTube. O empreendimento será instalado no Bairro Tiradentes.
Torneio dos IFs
Goiânia (GO) sediará, de 19 a 23 de outubro, a etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF). A competição reunirá estudantes/atletas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em seis modalidades coletivas e cinco individuais. O Instituto Federal de Goiás (IFG) será o anfitrião do evento, que volta à capital depois de 11 anos.
Propagandas eleitorais
A Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso (PRE-MT), do Ministério Público Federal (MPF), expediu uma recomendação (PRE/MT nº 31/26) com orientações aos partidos e candidaturas sobre a instalação de propagandas eleitorais em vias públicas. A nota reforçou os cuidados com acessibilidade, segurança viária e meio ambiente.
Mobilidade reduzida
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) disponibilizará 16 cadeiras de rodas para eleitores com mobilidade reduzida durante o primeiro turno das Eleições 2026, em Campo Grande (MS). A medida será adotada em 13 locais de votação: em sete pontos da 35ª Zona Eleitoral e outros seis da 36ª Zona Eleitoral.
Receba as principais notícias do dia
Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo.
Ao se inscrever, você concorda em receber nossa curadoria editorial por e-mail e aceita a nossa
Política de Privacidade.