Correio da Manhã
Centro-Oeste

Programa DF 360 ampliará monitoramento no Conic

Parceria fortalece a fiscalização e amplifica segurança no local

Programa DF 360 ampliará monitoramento no Conic
Monitoramento é realizado de forma integrada entre as forças de segurança Crédito: Agência Brasília

Câmeras de videomonitoramento instaladas em estabelecimentos comerciais do Conic passarão a integrar a plataforma DF 360, Segurança Integral, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). A expansão foi formalizada nesta terça-feira (30) por meio de representantes da SSP-DF, da prefeitura do Conic e de comerciantes locais. O objetivo da medida é ampliar a segurança no local.

De acordo com a pasta, a expectativa é que a adesão dos comerciantes permita a integração gradual de cerca de 500 câmeras à rede colaborativa de monitoramento do Governo do Distrito Federal (GDF), fortalecendo a atuação integrada das forças de segurança e ampliando a capacidade de prevenção e resposta em uma das regiões de maior circulação de pessoas da capital.

Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, a tecnologia deve ampliar a prevenção e o combate aos crimes, com uso de reconhecimento facial e inteligência artificial.

"Com essa expansão, fortalecemos a prevenção, aumentamos a sensação de segurança e contribuímos para a revitalização da área central da cidade, estimulando a circulação de pessoas, o comércio e o turismo. Desta forma, ampliamos significativamente nossa capacidade de monitoramento e de resposta das forças de segurança", destaca ele.

Programa

Lançado pela Secretaria de Segurança em fevereiro deste ano, o programa DF 360 reúne, em uma única plataforma, imagens e informações provenientes de câmeras de videomonitoramento, radares e sensores instalados em vários pontos de Brasília.

Segundo a Secretaria, atualmente, o sistema conta com cerca de 5 mil equipamentos integrados, entre câmeras e radares, número que continuará crescendo com a adesão de novos parceiros públicos e privados.

A plataforma processa diariamente a leitura de cerca de 6 milhões de placas de veículos, cruzando essas informações com bancos de dados de segurança pública para identificar veículos roubados, furtados e outras ocorrências de interesse policial.

Com a integração das novas câmeras do Conic e de outros equipamentos já previstos pela SSP-DF, a expectativa é que a rede ultrapasse 5,5 mil dispositivos.