Correio da Manhã
CORREIO CENTRO-OESTE

Mais de 546 mil famílias deixam o Bolsa Família no DF após ampliar renda

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social mostram que milhares de lares saíram do programa após melhora nos ganhos mensais

Mais de 546 mil famílias deixam o Bolsa Família no DF após ampliar renda
DF fica em 2º em número de famílias que saíram do programa Crédito: Divulgação/MDS

Mais de 546 mil famílias do Distrito Federal deixaram o Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026 após ampliarem os ganhos mensais, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As informações, na avaliação do MDS, mostram que esses núcleos familiares superaram os critérios de permanência no programa social por meio da obtenção de trabalho formal ou da geração de recursos por conta própria.

Somente em maio deste ano, quase 1,9 mil lares brasilienses foram desligados do benefício. O resultado, segundo o Governo Federal, coloca o Distrito Federal entre as unidades da Federação com maior volume de saídas desde a retomada da iniciativa.

No período analisado, apenas São Paulo registrou um quantitativo superior, com 745,6 mil desligamentos. Na sequência aparecem Bahia, com 487,6 mil, Minas Gerais, com 430,2 mil, e Rio de Janeiro, com 393,7 mil.

Entre as capitais, Brasília ocupa a quinta posição em maio deste ano. A liderança ficou com São Paulo, que contabilizou 7,3 mil desligamentos. Depois aparecem Rio de Janeiro, com cerca de 4,4 mil, Fortaleza, com quase 3,8 mil, e Salvador, com 3 mil.

As regras atuais preveem uma fase de transição para beneficiários que elevam os rendimentos.

Nessa modalidade, o grupo familiar pode continuar recebendo 50% do valor originalmente pago por até 12 meses, desde que a renda por integrante permaneça abaixo de R$ 706. O mecanismo é aplicado quando o rendimento ultrapassa R$ 218 por pessoa.