Brasil

Lula classifica operação para realização do Enem de 'guerra contra o retrocesso'

Exame tem mais de 5 milhões de inscritos esse ano. Presidente acompanhou distribuição das provas em centro de monitoramento Inep

Lula classifica operação para realização do Enem de 'guerra contra o retrocesso'
Lula acompanha operação para realização do Enem em centro de monitoramento na sede do Inep Crédito: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou neste domingo (8) sobre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com mais de 5 milhões de inscritos, ele classificou a operação para realização do exame como "uma guerra contra o retrocesso".

"Nós aqui estamos fazendo uma guerra contra o retrocesso, uma guerra pela educação, uma guerra que significa paz", disse Lula, em live realizada direto do centro de monitoramento do Enem, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O presidente chamou os inscritos de "soldados da democracia, soldados da paz, soldados do futuro", desejou boa sorte e pediu calma aos candidatos. Mais cedo, ele já havia se pronunciado sobre o dia de prova. "Tenham confiança, tranquilidade e a certeza de que todo o esforço e dedicação de vocês vale a pena. Acreditem nos seus sonhos. A educação abre portas, transforma vidas e constrói o futuro do nosso país".

O presidente destacou ainda como a formação está relacionada à busca por dignidade e exemplificou sua própria trajetória ao relatar as dificuldades de quem não teve acesso à educação.

"Quem tem formação é tratado como se fosse gente, de forma respeitosa. Uma pessoa que não tem formação não é tratada com respeito. Eu já vivi isso na pele", relembrou.

Torneiro mecânico de formação, Lula foi o primeiro presidente do Brasil a não ter diploma universitário. Apesar disso, foi agraciado ao longo de sua carreira política com diversos títulos de doutor honoris causa, em diferentes universidades no país e no mundo.

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, tambpem acompanhou a operação e falou da complexidade logística do Enem, com a distribuição, em uma única manhã, das provas em mais de 184 mil salas de aplicação, em 1.901 municípios.

Barchini afirmou que o Inep "monitora as condições climáticas" e garantiu que quem não conseguir chegar ao local de prova por conta do tempo terá nova oportunidade de aplicação, conforme previsto em edital.