Correio da Manhã
Internacional

Irã ataca bases dos EUA no Kuwait e no Bahrein após fim de trégua

Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça "eliminar" a liderança iraniana caso termos de acordo de paz não sejam atendidos

Irã ataca bases dos EUA no Kuwait e no Bahrein após fim de trégua
Trump ameaçou "eliminar" liderança iraniana Crédito: Reprodução/The White House

As forças militares do Irã atacaram bases dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein após o fim da trégua entre os dois países sob a alegação de violação do acordo de paz anunciado no dia 17. Os bombardeios aconteceram pouco depois da ameaça feita pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de que a liderança iraniana seria “eliminada” caso os termos do cessar-fogo não fossem atendidos.

As novas agressões tiveram início na quinta-feira (25), quando o Irã teria lançado drones de ataque contra quatro navios petroleiros no Estreito de Ormuz, atingindo um deles, sob o argumento de que as embarcações estariam utilizando uma rota não autorizada. Os EUA responderam com bombardeios a instalações iranianas na região na sexta-feira (26) e no sábado (27). De acordo com Trump, o Irã teria voltado a violar o acordo de paz no sábado.

“Aeronaves dos Estados Unidos acabaram de atacar locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar costeiras, por violarem o acordo de cessar-fogo, MAIS UMA VEZ! É bem possível que eles nunca aprendam! Pode chegar um momento em que não seremos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente a tarefa que começamos com tanto sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã deixará de existir!”, ameaçou Trump em suas redes sociais, no sábado.

Horas após a postagem, o Bahrein anunciou ter sido alvo de mísseis lançados pelo Irã. O exército do Kuwait também relatou ter interceptado dois mísseis balísticos e ter respondido com suas defesas aéreas a ataques de drones. Os ataques foram confirmados pela Guarda Revolucionária do Irã. Os EUA alegaram não ter registrado vítimas ou danos significativos às instalações atingidas.

As forças militares iranianas acusam os EUA de violar o cessar-fogo e alertaram para o risco de "interrupção completa de todos os processos diplomáticos", prometendo "infernizar" bases americanas na região nos próximos dias.

Tráfego em Ormuz

O conflito entre Irã e EUA envolve o controle do tráfego marítimo pelo Estreito de Ormuz, principal rota de transporte de petróleo na região. O Irã afirma que a retomada do tráfego pelo estreito deve ficar sob sua responsabilidade, a partir de uma rota ao norte, em seu território e mediante pagamento de taxa.

Os EUA tentam forçar a retomada da passagem pelo Estreito de Ormuz a partir de uma rota ao sul, pela costa de Omã. O Irã exige que os EUA parem de interferir “na administração iraniana do estreito”, que é rejeitada também por países árabes no Golfo Pérsico.