Como o mar molda a forma de viver do carioca? De que maneira a paisagem litorânea influencia a arquitetura, o design, a arte e até a ocupação dos espaços da cidade? Essas reflexões norteiam a terceira edição da DW! Rio – Semana de Design, que acontece de 11 a 16 de agosto, no CasaShopping.
Com o tema “Morar, no Mar”, o festival propõe um olhar sobre a relação única entre o carioca e o litoral, revelando como essa conexão atravessa a cultura, inspira projetos de arquitetura e design, define estilos de vida e impulsiona a produção criativa da cidade.
Ao longo de seis dias, o CasaShopping reúne mais de 120 atividades gratuitas, entre lançamentos de peças de design e mobiliário, visitas guiadas e encontros com profissionais da arquitetura, do design, da arte e da economia criativa, exposições de arte, instalações, palestras e experiências sensoriais.
Uma das atrações imperdíveis é a Feira na Rosenbaum, com cerca de 60 expositores, e a mostra “Cada Lugar Tem Seu Mar”, na Onda Carioca, reunindo 28 peças de artistas de diferentes regiões do Brasil. Os trabalhos interpretam a pergunta “qual é o mar do lugar de onde você vem?”
Outro destaque é a homenagem aos 60 anos de trajetória de Rico de Souza, pioneiro do surf brasileiro, shaper e designer de pranchas. A exposição inédita reúne parte do acervo do Museu do Surfe e faz um diálogo entre o universo do esporte, do design e da arte, ao lado de fotografias e obras de galerias cariocas.
O festival também terá a agenda DW! Talks, com debates sobre arquitetura, design, sustentabilidade, comportamento, inovação e os novos modos de habitar.
“O Rio tem uma identidade criativa inseparável do mar. É uma cidade onde a paisagem influencia a arquitetura, o mobiliário, os materiais, a arte e a maneira de viver. Receber mais uma edição da DW! Rio reforça o compromisso do CasaShopping em estimular esse diálogo e consolidar o empreendimento como um pólo de reflexão, cultura e inovação para o design brasileiro”, afirma Bruna Marcolini, Head de Marketing do CasaShopping.
“A DW! RIO é um encontro de experiências e ideias que projetam o design brasileiro internacionalmente e, ao mesmo tempo, convida as pessoas a descobrir o Rio de Janeiro a partir de uma perspectiva sensível, contemporânea e profundamente humana”, complementa Lauro Andrade, CEO da DW! Semana de Design.
Além da programação do festival, os lojistas também vão lançar designs inétidos, monstar exposições e tornar a experiência ainda mais rica para os que visitam o evento.
Serviço: DW! Rio - Semana de Design 2026
Data: 11 a 16 de agosto de 2026
Local: CasaShopping – Av. Ayrton Senna, 2.150 – Barra da Tijuca
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 14h às 20h
Entrada gratuita
Menu