Por:

Ucrânia diz ter concluído retomada da ilha da Cobra após retirada da Rússia

As forças ucranianas hastearam a bandeira do país na ilha da Cobra, um posto estratégico e simbólico no Mar Negro de onde as tropas russas se retiraram na semana passada após meses de bombardeio pesado, de acordo cum post no Twitter do serviço de fronteira ucraniano nesta segunda (4).

Os militares da Ucrânia afirmaram anteriormente que a bandeira nacional havia sido devolvida à ilha pouco antes das 23h de segunda.

"A operação militar foi concluída e o território, a ilha da Cobra, devolvido à jurisdição da Ucrânia", disse Natalia Humeniuk, porta-voz do comando militar do sul da Ucrânia, em post no Twitter.

A minúscula ilha é estratégica porque é um ponto de controle de tráfego marítimo importante. De acordo com o Ministério de Defesa da Rússia, a retirada foi "um gesto de boa vontade". "A fim de organizar um corredor humanitário de grãos como parte da implementação de acordos conjuntos com participação da ONU, a Rússia decidiu deixar suas posições", afirmou a pasta.

A ilha ficou bastante conhecida, dado que ao ser tomada pelos russos no primeiro dia da guerra, a guarnição de 13 ucranianos lá baseada famosamente disse por rádio a um dos navios inimigos para ir "se f..." antes de ser capturada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.