Correio da Manhã
Estado do Rio

Rodrigo Neves apresenta Pacto de Niterói em evento no Marrocos

Rodrigo Neves apresenta Pacto de Niterói em evento no Marrocos
Rodrigo Neves participou do evento ao lado de lideranças da América Latina Crédito: Divulgação

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, apresentou no Marrocos a experiência do programa Pacto Niterói Contra a Violência, nesta quarta-feira (24). O painel ocorreu em um encontro internacional promovido pelas redes Peace in Our Cities e Mercocidades, junto à Open Society Foundations, reunindo lideranças da América Latina e do Caribe para debater segurança cidadã e democracia.

Rodrigo destacou que o município reduziu a taxa de homicídios de 27 para 11 mortes por 100 mil habitantes em uma década, fruto de ações integradas. "Apenas a ação policial não resolve o problema da violência. É preciso integrar prevenção, inteligência, políticas sociais e participação da comunidade", afirmou o prefeito.

Entre os avanços, citou a queda de mais de 400% na apreensão de adolescentes no tráfico de drogas e a conquista dos melhores indicadores de segurança da Região Metropolitana do Rio.

O prefeito também defendeu a ampliação da cooperação entre governos nacionais e países que enfrentam o tráfico de armas e facções.