Seleção Brasileira

Brasil define adversários da primeira Data FIFA pós‑Copa

Seleção enfrentará a Austrália, em Townsville, e a Índia, em Calcutá

Brasil define adversários da primeira Data FIFA pós‑Copa
Seleção Brasileira já sabe quais serão seus próximos compromissos em 2026 Crédito: Rafael Ribeiro/ CBF

O Brasil já tem definidos seus adversários na primeira Data FIFA após a Copa do Mundo de 2026: Austrália e Índia. Diante das duas seleções locais, entre 21 de setembro e 6 de outubro, a Amarelinha dará início ao período de preparação e observação visando ao próximo ciclo da Copa América de 2028 e do Mundial de 2030.

Nesta convocação, a Seleção fará dois amistosos com a Austrália e um com a Índia. No dia 25 de setembro, enfrenta os australianos no Queensland Country Bank Stadium, em Townsville. O palco do jogo, inaugurado 2020, tem capacidade para mais de 25 mil pessoas.

Quatro dias depois, em 29 de setembro, o Brasil volta a encarar os donos da casa, desta vez no Suncorp Stadium, em Brisbane. Esta é a terceira cidade mais populosa da Austrália, com mais de dois milhões de habitantes, e um dos principais centros econômicos australianos. Nela, está o Suncorp Stadium, inaugurado em 1914, cuja capacidade é superior a 52 mil pessoas.

Com oito jogos, o retrospecto entre Brasil e Austrália é de seis vitórias brasileiras, um empate e um triunfo australiano. A Amarelinha marcou 21 gols e sofreu apenas um.

Em seguida, a Seleção Brasileira fará seu primeiro jogo contra a Seleção Indiana. Este encontro inédito acontecerá no sábado, 3 de outubro, no Estádio Vivekananda Yuba Bharati Krirangan (Estádio Salt Lake), em Calcutá.

Calcutá é conhecida como a cidade com a maior história esportiva da Índia e já sediou muitas partidas de futebol de alto nível, incluindo os jogos da Seleção Brasileira Sub-17 na Copa do Mundo da categoria, em 2017. O estádio tem capacidade para 63.000 espectadores e foi inaugurado em 1984. O local recebe regularmente um dos maiores clássicos do futebol de clubes.

A presença da Seleção Brasileira na Índia reflete o grande prestígio da equipe na região, onde grande parte da população torce pelo sucesso do Brasil e admira os principais jogadores do país. A Índia é conhecida por ter a maior torcida brasileira fora do Brasil.

"Contra a Índia, tem a questão técnica e muito um agradecimento aos indianos, que demonstraram durante a Copa um enorme carinho e torcida pela Seleção Brasileira. Então nada mais justo do que irmos lá em forma de agradecimento, mas também para fazer um grande enfrentamento", disse o coordenador executivo geral de Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano.