JORNAL de Turismo O PRIMEIRO JORNAL DE TURISMO DO BRASIL
Turismo

Rio reúne líderes do turismo de atrações

Sindepat Summit reforça o avanço do turismo nos parques

Rio reúne líderes do turismo de atrações
Pablo Morbis e Carolina Negri na abertura do evento no Rio Crédito: Divulgação/Sindepat

O Rio de Janeiro sediou entre 12 e 14 de maio a maior edição já realizada do SINDEPAT Summit, encontro nacional do setor de parques e atrações turísticas que reuniu mais de 500 participantes e representantes de 14 países. O evento destacou o avanço do turismo de experiências e entretenimento no Brasil e reforçou o papel dos parques e atrações como motores econômicos e indutores do desenvolvimento de destinos turísticos.

No encontro, foi apresentada a quarta edição do Panorama Setorial: Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil, estudo elaborado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, pela Adibra e pela Noctua. O levantamento mostrou que o setor já soma R$ 11,5 bilhões em investimentos e recebeu 143 milhões de visitantes em 2025, crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

"O setor segue em forte expansão ao mesmo tempo em que alcança a maturidade", afirmou o presidente do Conselho do SINDEPAT, Pablo Morbis. Segundo ele, o recorde de público e o aumento de novos participantes mostram a ampliação da cadeia de negócios do segmento no país. "Vemos uma quantidade enorme de novos players, tanto na cadeia de fornecedores quanto entre os parques e atrações".

A programação trouxe debates sobre promoção internacional, investimentos, sustentabilidade e tendências do turismo de entretenimento. O evento também marcou a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o SINDEPAT e a Embratur para fortalecer a promoção internacional dos parques e atrações.

"Vamos compartilhar conhecimentos, cruzar dados e identificar como potencializar a chegada de turistas internacionais ao Brasil por meio da promoção de parques e atrações", explicou a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.

O presidente da Fecomercio/RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou a relevância estratégica do setor para o turismo da cidade. "A participação no evento reforça a estratégia do Sesc RJ de ampliar parcerias, compartilhar experiências e fortalecer sua presença em um ambiente de articulação nacional do setor turístico", afirmou.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, Osmar Lima, ressaltou o impacto do turismo para a cidade. "O Rio tem vocação natural para o turismo. Apenas em 2025, alcançamos a marca recorde de 12,5 milhões de visitantes", disse. Para ele, receber o Summit reforça o interesse crescente da iniciativa privada em novos projetos turísticos e experiências no destino fluminense.