TRE-RJ sob nova gestão: Cláudio Mello toma posse
Desembargador ficará à frente do processo eleitoral em 2026
No mesmo dia que saíram as nomeações de juízes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país no Diário Oficial da União, tomou posse o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no Centro do Rio: o desembargador Cláudio Mello Tavares vai comandar a Corte Eleitoral pelo próximo biênio e comandará as eleições do ano que vem no estado. Ele sucede o desembargador Peterson Barroso Simão, que concluiu o seu biênio no dia 15.
"O voto livre é a própria democracia. A Justiça Eleitoral é um dos mais poderosos símbolos da democracia onde a Justiça Eleitoral forte é voto livre, onde é voto livre a soberania popular e onde a soberania popular é respeitada, a democracia resiste. Não haverá espaço no processo eleitoral do Estado do Rio de Janeiro para candidaturas patrocinadas pelo crime organizado", afirmou o novo presidente da Corte Eleitoral.
Juízes nomeados
TRE-AM
Diogo Oliveira Nogueira Franco foi reconduzidopara a função de juiz substituto. Ele atua na Corte Eleitoral desde 2023.
TRE-MS
Fernando Bonfim Duque Estrada foi reconduzido ao cargo de juiz substituto do TRE, função para a qual havia sido nomeado em 2023.
TRE-PR
Everton Jonir Fagundes Menengola foi nomeado juiz titular,na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Júlio Jacob Júnior; enquanto Paulo Roberto Gôngora Ferraz assumirá a função de juiz substituto, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Roberto Aurichio Júnior.
TRE-RJ
Paulo César Salomão Filho foi nomeado como juiz titular na vaga decorrente da posse de Fernando Marques de Campos Cabral Filho no cargo de desembargador do TJ-RJ.
TRE-RS
Francisco Thomaz Telles foi escolhido para ocupar a cadeira de juiz titular, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Caetano Cuervo Lo Pumo.
TRE-RR
Allan Kardec Lopes Mendonça Filho foi nomeado juiz titular, na vaga decorrente do término do segundo mandato de Francisco de Assis Guimarães Almeida.
TRE-SE
Breno Bergson Santos, nomeado em 2023, foi reconduzido e seguirá como juiz titular do TRE.
TRE-SC
José Sérgio da Silva Cristóvam será o novo juiz titular, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Ítalo Augusto Mosimann.
