Microfone aberto para destrancar cadeados heteronormativos

'Chaves do Armário' entra na última semana de temporada no Teatro II do CCBB

Por

Há canções que funcionam como gatilhos emocionais, capazes de nos fazer refletir sobre quem somos e ensaiar, mesmo que sozinhos, outras versões de nós mesmos. É dessa potência transformadora da música que nasce "Chaves do Armário", espetáculo em cartaz no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil. A montagem marca os 30 anos de carreira e 50 anos de vida de Cristina Flores, que assina idealização, texto e atuação.

A obra utiliza o repertório de Zélia Duncan e Lulu Santos como fio condutor de uma narrativa sobre libertação e afirmação pessoal. Dirigido por Cristina Flores e Nara Parolini, o espetáculo conta com participações ao vivo da musicista e atriz Angeliq Farnocchia, responsável pela direção musical, e do ator Felipe Maia.

Misturando linguagens de teatro, cinema, stand-up, musical e karaokê, a comédia romântica se passa num bar onde a protagonista ensaia sua existência através do microfone aberto. Fã de Zélia Duncan, a personagem encontra nesse espaço o caminho para destrancar os cadeados da heteronormatividade compulsória e da homofobia internalizada. O ex-namorado, admirador de Lulu Santos, aparece em projeções cinematográficas interpretadas por Álamo Facó, com participação de Rodrigo Nogueira.

De forma deliberada, a dramaturgia espelha as trajetórias de dois artistas que, em momentos distintos, assumiram publicamente fazer parte da comunidade LGBTQIAPN . "'Chaves do Armário' é menos uma peça sobre 'quando' alguém sai do armário, e mais sobre como isso se faz: com risco, com humor, com fantasia, com arte e…cantando!", afirma Flores, vencedora do Prêmio Questão de Crítica e indicada aos prêmios Shell e Coca-Cola de Teatro.

A produção é da Queerioca, primeiro Centro de Artes e Cultura LGBTQIAPN do Rio, fundado por Cristina Flores e Laura Castro, que assina a direção de produção. O espaço receberá o espetáculo a partir de janeiro.

SERVIÇO

CHAVES DO ARMÁRIO

Teatro II CCBB RJ (Rua Primeiro de Mraço, 66 - Centro) | Até 21/12, de quinta a sábado (19h) e domingo (18h)

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)